Introdução

O experimento da pasta de dente de elefante, aborda conceitos sobre velocidade de uma reação química e utilização de catalisadores. O detergente é um tipo de sabão, e que a água oxigenada é um produto químico mas não sabia que ao misturamos tudo com corante e iodeto, teria uma espuma semelhante a pasta de dente e que seria uma reação química tão rápida. Aprendemos que a água oxigenada(H2O2) é água com átomo de oxigênio, instável, por isso o uso do iodeto de potássio acelera a decomposição, como há detergente as bolhas de oxigênio viram espumas que fica colorida por causa do corante. Com o objetivo de sintetizar. Mostrar através do experimento como uma grande quantidade de espuma vinda da decomposição, da água oxigenada com uma catalizador, pode se transformar em algo semelhante a uma pasta de dente.

Métodos

1. Materiais que serão utilizados no experimento. •Corante líquido de qualquer cor desejada; •Detergente de lavar louças; •Água oxigenada concentrada; •Iodeto de potássio; •Uma proveta de 500 mL; •Um recipiente de plástico; •Equipamentos de proteção individual, incluindo luvas de borracha, jalecos e óculos. Isso é importante porque a água oxigenada concentrada pode causar lesões na pele e olhos. Procedimento (passo – a – passo) para a realização do experimento. 1. Coloca-se a proveta sobre o recipiente de plástico para evitar sujeiras; 2. Dentro da proveta, coloca-se primeiro o corante líquido; 3- Depois se acrescenta cerca de 10 mL de detergente; 4- Adiciona-se cerca de 20 mL de água oxigenada concentrada; 5- Com cuidado, adicione 2 g de iodeto de potássio à mistura dentro da proveta. Imediatamente saia de perto e observe a formação de uma espuma que subirá pela proveta e aumentará cada vez mais, caindo do lado de fora

Dados

PASTA DE DENTE DE ELEFANTE


Temas

Atividades STEM Brasil

Início do Projeto

02/2021 - 03/2021

Palavras-chave

reações químicas, catalisador, decomposição

Equipe Ciêntifica

TOBIAS FERNADES CUNHA (Coordenador da Equipe)
NUBIA FIGUEIRA PRADO (Professor Colaborador)
MARCELO PEREIRA DA SILVA (Aluno Capitão)
MICAEL FELIPE GOMES DA SILVA (Aluno)
MILTON GABRIEL SANTOS BARBOSA (Aluno)

Escola

ESTADUAL NELSON SOARES DE OLIVEIRA, Indianópolis-MG

Resumo

Este artigo é referente as atividades realizadas no projeto de Química . O experimento apresentado foi denominado como “Pasta de dente de elefante”, com o objetivo de abordar conceitos sobre reação de decomposição, velocidade de uma reação química, o uso de catalisadores, relação com o cotidiano.

Resultados

O peróxido de hidrogênio (H2O2) é instável, apresentando uma decomposição lenta à temperatura ambiente, com formação de água e gás oxigênio. O que ocorre nesse experimento é a decomposição da água oxigenada (H2O2), a qual é acelerada pelo iodeto de potássio (KI), que atua como catalisador da reação, acelerando a liberação do gás oxigênio que ao entrar em contato com o detergente, forma a espuma que sai do recipiente, parecendo pasta de dente quando sai do tubo. O catalisador neste experimento é um fator determinante sobre a velocidade da reação, visto que o mesmo acelera visivelmente a reação, conforme equação abaixo: 2H2O2(aq) → 2H2O(l) + O2(g) Desse modo quando é adicionado o KI, que é o catalisador utilizado nesta reação, sua função é acelerar a decomposição da água oxigenada por meio do íon iodeto, esse íon não participa da reação, mas é regenerado no final da reação, conforme demonstrado a seguir: H2O2(aq) + I- (aq) → H2O(l) + OI- (aq) H2O2(aq) + OI-(aq) → H2O(l) + I- (l) + O2(l)

Discussão dos Resultados

Quando se utilizam substâncias orgânicas, a decomposição da água oxigenada também ocorre quando utilizamos substâncias orgânicas, como por exemplo quando adicionamos leveduras na mistura de água oxigenada com detergente. As leveduras contêm uma proteína chamada catalase, esta proteína é uma enzima, que atua como um catalisador e acelera as reações químicas, similar ao que ocorre no processo de digestão. Por outro lado, quando usamos água oxigenada sobre um ferimento observamos a formação de bolhas. Muitos acreditam que isso acontece porque o ferimento tem microrganismos, mas essa não é a realidade. No caso do ferimento a catalase é proveniente das células vermelhas do sangue. Muitas outras células do nosso corpo contêm essa enzima que servem de proteção para o nosso organismo. O peróxido de hidrogênio é bastante tóxico para nosso organismo. Ele contribui para as reações que estão associadas ao envelhecimento dos animais, inclusive o nosso. Mas quando a catalase atua, formam-se dois compostos bastante inofensivos para o nosso organismo que são a água e o gás oxigênio.

Conclusões

Ao realizar o experimento sobre reações químicas, foi possível perceber que a experimentação pode servir como um auxílio para que despertar o interesse pela ciência, bem como relacionar os temas da ciência com o cotidiano, como nesse caso o que ocorre no nosso organismo quando colocamos água oxigenada 10 volumes em machucados e notamos a formação de bolhas; esta relação auxilia na compreensão dos conteúdos abordados, interligando os conhecimentos da ciência com o cotidiano.

Referências

1. https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/pasta-dente-elefante.htm 2. https://manualdomundo.uol.com.br/experiencias-e-experimentos/pasta-de-dente-de-elefante-experiencia-de-quimica/ 3. TITO, Miragaia Peruzzi e CANTO, Eduardo Leite. Química na Abordagem do Cotidiano. Volume 1. São Paulo: Editora Moderna Plus, 2009.

Fotos Vídeos


Voltar