Introdução

A astronomia provoca reações adversas ao ser estudada. A beleza e curiosidade que o céu noturno implica são deslumbrantes, atraentes e até mesmo assustadores. A ousadia dos esforços coletivos para compreender o universo nos inspira, enquanto as dimensões do espaço e do tempo nos humilham (OLIVEIRA, 2018). A astronomia é uma área que está presente em todas as disciplinas, ou seja, está presente na evolução de qualquer uma das áreas que queira se aprofundar. Camargo e Camargo (2011) defendem que a Astronomia, por sua universalidade e por seu caráter naturalmente interdisciplinar, é de grande importância para o processo de alfabetização científica do cidadão. A Componente Curricular Eletiva esta presente em todas as turmas dos colégios de Ensino Fundamental II e Ensino Médio no estado do Paraná que ofertam o Ensino Regular Integral, deixando ao professor regente a oferta de uma área de conhecimento para que os alunos se inscrevam a cada semestre. Neste trabalho foi ofertado o tema de Astronomia, baseado no trabalho de dissertação de mestrado do professor Júlio César Pires de Oliveira, o qual propõe uma sequência didática organizada em dez aulas com o tema “Astronomia no Ensino Médio: Construção e Experimentação da Luneta Galileana, cujo trabalho foi defendido e aprovado por banca específica no ano de 2018. O curso STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) Brasil é ofertado para professores da área com a modalidade de Ensino Integral, conta com material impresso e material físico disponibilizado as escolas e material impresso e digital, aulas virtuais, orientações e muito mais aos professores cursistas. O STEM Brasil oferece aos professores formação exclusiva, seguindo uma metodologia própria, que enfatiza a mão na massa para dar vida ao currículo obrigatório de ciências e matemática dos estados brasileiros. Nossas técnicas de ensino baseadas em atividades práticas facilitam o aprendizado de conceitos teóricos. (STEM Brasil, disponível em , acesso em 25/11/2021) Deste modo, recebendo o material de atividades Aeroespaciais do STEM Brasil, ocorreu a ideia de a escola adaptá-las à Componente Curricular Eletiva de Astronomia de forma a utilizar como proposta inovadora e com a metodologia da equipe produtora. Os avanços tecnológicos advindos da astronomia estão ao nosso redor. Basta olhar para cima, para o céu. A astronomia inspira as artes. Da poesia à música, aos livros e filmes de ficção científica, as ideias e descobertas da astronomia moderna servem de inspiração para os artistas, para os jovens e para o público em geral. (OLIVEIRA, 2018) Os objetivos desta aplicação são de apresentar a importância da observação de fenômenos astronômicos, tornando a sala de aula, ou laboratórios (ciências e informática), até mesmo a biblioteca, instrumentos de inspiração e aprofundamento em descobertas que mudaram, ou ainda, que podem mudar o mundo.

Métodos

O desenvolvimento deste projeto de pesquisa está sendo executado no Colégio Estadual Julia H. de Souza na modalidade de Ensino Integral no município de Pitanga, estado do Paraná, o qual é localizado na periferia da cidade. A escola possui salas de aula que atendem à demanda local, laboratório de informática, biblioteca, laboratório de ciências (Biologia, Física e Química) e a maioria dos alunos apresentam dificuldades na área de exatas, porém possuem assiduidade e bom comportamento nas aulas. Torna-se importante notar que a cidade sede está localizada numa região demográfica cujo IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano) é abaixo da média brasileira. Este trabalho tem a finalidade de explorar as potencialidades dos alunos e até mesmo incentivar na área de pesquisa e programação. Para tanto, procurar-se-á a aplicação pelo Produto Educacional disponibilizado pelo professor Júlio César Pires de Oliveira, disponibilizado em , acesso em 25/11/2021, além da combinação com o material de Atividades Aeroespaciais, disponibilizadas pelo programa Stem Brasil.

Dados

Astronomia: discussão, construção e experimentação das atividades aeroespaciais do STEM Brasil


Temas

Atividades STEM Brasil, Aeroespacial

Início do Projeto

02/2021 - 03/2021

Palavras-chave

Astronomia,, Arduino, STEM Brasil, Aeroespaciais

Equipe Ciêntifica

Mariel Martins (Coordenador da Equipe)
Devadir Vicente (Professor Colaborador)
Adriana Lopes (Professor Colaborador)
Carlos André Galdin (Aluno Capitão)
Maria Clarice Szkvarak (Aluno)
Lucas Rafael de Andrade Montenegro (Aluno)
Beatriz Antônio Korczak (Aluno)
Alisson Ryan Gonçalves (Aluno)

Escola

Col. Est. Prof Julia H de Souza, Pitanga-PR

Resumo

A astronomia é uma das principais ferramentas que levaram a sociedade a evoluir. Muitos dos fenômenos astrológicos passam despercebidos no dia-a-dia dos estudantes de ensino regular, porém, aqueles que fazem uso das mudanças climáticas, já percebem a influência que um simples calendário pode fazer em sua produção. Pode-se observar fases da lua, estações do ano, média de chuva ou estiagem em um certo período. Estas propriedades fazem a diferença na vida dos agricultores desde épocas remotas e que vem ainda se aperfeiçoando à medida que o tempo passa. Os fenômenos astronômicos, evidentes, formaram a base para a medição do tempo, navegação e mitos ou sagas nas culturas em todo o mundo. Este trabalho, tem por base assumir uma Componente Curricular Eletiva do Ensino Regular Fundamental de período Integral, cuja proposta é de propiciar conceitos básicos desta área ao educando, e que além disto sejam observadas as propostas Aeroespaciais fornecidas e orientadas pela equipe STEM Brasil. Como parte do Currículo Escolar do educando, propõem-se como objetivo específico demonstrar a importância do ensino de astronomia no ensino público regular observando como o ensino desta ciência é previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), e analisar se este projeto pode provocar aos alunos estímulo e emoção ao aprender.

Resultados

Este projeto tem a sua finalização em dezembro, onde acaba o ciclo de aulas do ano letivo, cuja disciplina tem uma apresentação no final de sua aplicação chamada culminância. Além disso, com o material ofertado, com a metodologia do STEM Brasil e com ótima participação e interesses dos alunos, este tema torna-se uma ótima proposta para o ano seguinte.

Discussão dos Resultados

A Astronomia, por sua universalidade e por seu caráter inerentemente interdisciplinar, é de fundamental importância para uma formação minimamente aceitável do indivíduo e cidadão do mundo atual – intrínseca e profundamente dependente da ciência e das tecnologias. (Atronomia no Ensino Fundamental, disponível em , acesso em 25/11/2021. Os conteúdos, atividades e práticas oferecidas no decorrer da Componente Curricular Eletiva estimularam os alunos em aprender e fazer ciências. Deste modo, observa grande aceitação neste tema para construir um desenvolvimento intelectual no decorrer de sua formação. Portanto, a astronomia deve fazer parte do currículo do aluno para uma formação como indivíduo capacitado a conviver em sociedade.

Conclusões

A astronomia está presente na vida de todos os seres vivos. Assim as aulas foram pensadas em oferecer conteúdo e material para que o aluno pudesse pensar e fazer ciências. Propor-se mostrar um ensino de qualidade, não propedêutico, mas sim um ensino voltado para a formação do cidadão, compromissado, com reverência ao conhecimento, autonomia e com equilíbrio pessoal. (ZABALA) Os resultados até aqui observados mostram que os alunos gostam de estudar a área da astronomia, tornando-se um assunto de boa aplicação, de fácil entendimento, e com boas atividades envolvidas. Por esse lado, pode-se ofertar a mesma temática em uma nova oportunidade da Componente Curricular Eletiva, ou em projetos disponibilizadas pelas escolas.

Referências

OLIVEIRA, Julio Cezar Pires de. Astronomia no Ensino Médio: Construção e Experimentação da Luneta Galileana. Distrito Federal: 2018. Disponível em , acesso em 25/11/2021. STEM Brasil. Atividades Aeroespaciais. Disponível em , acesso em 25/11/2021. BRASIL. Secretaria de Educação Básica. PCN+: Ensino Médio - Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais - Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2002. BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio - Parte I - Bases Legais. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2000. CAMARGO, B. C. B.; CAMARGO, S. Um Diagnóstico do Ensino e Aprendizagem de Astronomia em duas escolas da Rede Pública de Ensino de Curitiba – PR. In: Anais do XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física, Manaus, AM, 2011. Atronomia no Ensino Fundamental, disponível em , acesso em 25/11/2021. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Disponível em acesso em 16/02/2018. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases (LDB). Disponível em: acesso em 16/02/2018. ESCOLA DIGITAL, ROBOTICA PARANÁ. Secretaria da Educação e do Esporte. Governo do Estado do Paraná. Disponível em , acesso em 23/11/2021. [ZABALA 1998] ZABALA, ANTONI. (1998). A prática Educativa-Como ensinar. Tradução

Fotos Vídeos


Voltar