Introdução

Os agrotóxicos são produtos químicos largamente utilizados no setor de produção agrícola, garantindo a produtividade das lavouras, evitando doenças e possíveis pragas. São também conhecidos como pesticidas ou defensivos agrícolas e apesar de terem propriedades úteis no combate às doenças em plantas, quando aplicados de forma errônea e consumidos em excesso, podem causar malefícios como disfunções cerebrais (FERREIRA, 2019) além de problemas ambientais como contaminação dos recursos hídricos. Hoje, o Brasil é o maior produtor e exportador de alimentos do mundo e o campeão mundial no uso de pesticidas na agricultura, alternando sua posição dependendo da ocasião apenas com os Estados Unidos. O feijão, a base da alimentação brasileira, tem um nível permitido de resíduos de Malationa (inseticida) que é quase 400 vezes maior do que aquele permitido pela União Europeia (FERREIRA, 2019). Apesar de estarem tão presentes na vida e espaço dos consumidores, as vantagens e desvantagens dos defensivos agrícolas ainda são pouco conhecidas e debatidas em âmbito social. Pensando-se em mudar essa realidade e minimizar os problemas causados pelos agrotóxicos, na importância da educação ambiental e no avanço do conhecimento, foi desenvolvido um jogo de perguntas e respostas por meio do PowerPoint, com fácil acessibilidade, linguagem de fácil de compreensão, grande quantidade de informações para estudo e belíssimo design. Além da produção de um podcast, que conta com explicações em linguagem coloquial, dados e conteúdo científicos retirados de fontes confiáveis, estando presentes em várias plataformas de áudio. Sendo assim, o AgroQuiz e AgroCast são ferramentas que contribuirão para a produção de pensamento crítico e tomada de decisões conscientes, democratização do acesso à informação ambiental e incentivo à criação de hortas caseiras e desenvolvimento de biofertilizantes.

Métodos

Desenvolvimento do AgroQuiz para compor a parte interativa do AGROCONHECIMENTO TEC A falta de materiais didáticos para o tema dos agrotóxicos e educação ambiental, aonde os assuntos disponíveis apresentam uma linguagem técnica e de difícil compreensão pelos alunos e pela sociedade, gera a pouca popularização, o que traz grandes consequências para as nossas vidas e a sociedade em geral. Pensando em facilitar o entendimento e deixar a aprendizagem mais ilustrativa, desenvolveu-se um quiz, utilizando a plataforma PowerPoint que, além de acessível, permite com que o jogo possa ser executado sem internet, uma vez que baixado. Materiais utilizados para a criação do AgroQuiz • Um notebook/computador com a plataforma PowerPoint; • Matérias, resumos e artigos científicos; • Aplicativos de design. Metodologia Para se criar o quiz, a equipe do AGROCONHECIMENTO reuniu-se com a orientadora do projeto, em sua casa, respeitando-se todas as medidas de segurança em relação ao combate à COVID-19, para decidir qual a melhor maneira para criar o jogo. Após muitas pesquisas, foi decidido que a plataforma utilizada seria o PowerPoint. Uma vez que a ferramenta hiperlink, associada a uma ordem de slides bem apresentados e feitos com aplicativos de design, permitiriam a elaboração do game. Em seguida, ficou decidido que o estilo do quiz seria um jogo de perguntas e respostas. Então, foram criados e utilizados elementos do aplicativo Canva, que ajudariam na ilustração e design do quiz. Com a elaboração bem sucedida dos elementos ilustrativos, viu-se que seriam necessárias várias instruções para uma boa jogabilidade, sendo assim, foi escolhido desenvolver avatares parecidos com os pesquisadores desenvolvedores do quiz e dividir entre eles as dicas que seriam repassadas. Utilizando o aplicativo Avatoor, os personagens condutores do jogo foram criados. Após a criação dos elementos e dos avatares, a montagem dos slides foi iniciada no PowerPoint, onde os designs já criados foram colocados na ordem para dar a sequência correta ao jogo. A tela inicial conta com quatro teclas diferentes, estas que serão as portas de entrada para o quiz. Para a elaboração do botão ESTUDAR, uma grande quantidade de matérias e artigos científicos foram repassados de forma resumida e com uma linguagem de simples compreensão. A tecla ESTUDAR, representada por uma pilha de livros, possui a função de levar o participante a um espaço onde ele terá a opção de escolher sobre qual temática quer estudar, antes de responder às perguntas. Foram definidas seis temáticas diferentes. Cada temática possui seu próprio avatar, que explicará, de forma rápida e clara, sua vertente, definida anteriormente. A divisão de explicação ficou da seguinte forma: • O avatar Luana explicará os temas História dos agrotóxicos, com uma sequência de seis slides, e Diminuir Impactos: Biofertilizantes e EPIs, com uma sequência de sete slides. • O avatar Hiago explicará os temas Tipos de defensivos agrícolas e Brasil: País dos agroquímicos, ambos com 3 slides cada. • O avatar Letícia explicará o tema Vantagens e Desvantagens dos defensivos agrícolas, além de apresentar o botão ESTUDAR, com 7 slides ao todo. • O avatar Prof.ª. Raquel explicará o tema Química dos agrotóxicos, com 9 slides. Durante o desenvolvimento do botão JOGAR, percebeu-se a necessidade de elaborar uma quantidade de perguntas e respostas, já que essas seriam a parte do quiz responsável pela competitividade do jogo. Então, pensando em alcançar uma variedade maior de pessoas, principalmente em relação à idade, quatro níveis de dificuldades foram criados, onde as questões seriam uma conferência dos assuntos estudados anteriormente na tecla ESTUDAR. Ficou decidido que cada um dos Níveis terá dez questões e três ou quatro opções, sendo apenas uma correta. Ao clicar na questão errada o avatar responsável pelo nível, irá apresentar as opções de responder novamente ou escolher um outro nível. O Nível I, representado por uma lâmpada onde folhas nascem, possui questões de baixa dificuldade, mas apesar disso, não deixa o jogo menos desafiador. Nesse nível, assim como em todos, foram abordados todos os temas explicados na tecla ESTUDAR. Após responder todas as questões corretamente no Nível I, um slide parabenizará o jogador e o conduzirá à próxima etapa do jogo. O Nível II do quiz, representado por um busto que lembra uma lâmpada, possui questões de dificuldade média, um pouco maior que o Nível I. Nesse nível, assim como nos demais, foram abordados todos os temas explicados na tecla ESTUDAR. Após responder todas as questões corretamente no Nível II, um slide parabenizará o jogador e o conduzirá a próxima etapa do jogo. O Nível III do quiz, representado por um livro e uma lâmpada, possui questões com um nível de dificuldade maior que os anteriores. Assim como em todos, os outros foram abordados todos os temas explicados na tecla ESTUDAR. O Nível Química, representado por uma molécula colorida, foi criado de modo a incentivar o estudo científico, principalmente na área química, por estudantes do ensino básico, em destaque os do Ensino Médio. Possui 10 questões com dificuldades diferentes dos níveis anteriores, uma vez que contém apenas questões de química. Após todo conteúdo educacional criado, partes explicativas, perguntas e respostas, desenvolveu-se a tecla COMO JOGAR, para reforçar as instruções do quiz, proporcionando uma melhor experiência para o jogador. Essa tecla explica, de forma clara e direta, como movimentar os slides, escolher os níveis, bem como qual conteúdo estudar. Também foi disponibilizado um e-mail de contato para reportar qualquer erro ou dúvida que possa aparecer durante a interação com o quiz. Em seguida foi desenvolvida a tecla SOBRE, que tem como função apresentar como surgiu a ideia do projeto, objetivos e os desenvolvedores do quiz, afim de aproximar o jogador do intuito dos autores pesquisadores. Por fim, as referências bibliográficas e de design foram acrescentadas ao jogo, deixando claro que todas as informações vieram de fontes confiáveis e todas as imagens e elementos foram retirados de aplicativos e sites como o Canva, Avatoor e Pixabay, que permitem a edição, compartilhamento e demais usos sem a necessidade de direitos autorais. Desenvolvimento do AgroCast para compor a parte comunicativa do AGROCONHECIMENTO TEC A educação ambiental é de extrema importância para a sociedade contudo, a maneira que essas informações são passadas interferem no interesse da sociedade e pode dificultar o entendimento, devido à quantidade exagerada de termos técnicos. Em destaque estão os jovens que buscam maneiras mais rápidas de ganhar conhecimento, e pelos fatores citados acabam ignorando os acontecimentos ambientais a nossa volta. Pensando em alcançar não apenas esses jovens, mas o maior número de pessoas, foi criado um podcast com linguagem simples e de fácil compreensão sobre o tema Agrotóxicos. Materiais utilizados para a criação do AgroCast • Um computador com acesso a informações; • Um celular com o aplicativo Ancher; • Acesso à internet. Metodologia Para criar o podcast, a equipe do AGROCONHECIMENTO se reuniu na casa da orientadora do projeto, respeitando-se todas as normas de combate à COVID-19, para decidir quais abordagens seriam tomadas para elaborar o programa de voz. Após algumas pesquisas, foi decidido que o aplicativo utilizado seria o Anchor, pois ele permite a gravação de áudio e edição de música/voz, além de publicar os programas em demais meios de comunicação como o Spotify. Em seguida, o design do podcast foi elaborado, onde foi decidido que o nome seria AgroCast e a logo foi criada. A logo foi criada, assim como os elementos do quiz, pelo aplicativo Canva. Possui o fundo verde, representando o meio ambiente, e estampa o nome do projeto, juntamente com um microfone, representando a comunicação e a parte de um cérebro, para representar o conhecimento. Em seguida, foi decidido que o AgroCast teria 4 episódios.

Dados

AGROCONHECIMENTO TEC: Desenvolvimento de um quiz e podcast para educação ambiental e conscientização sobre agrotóxicos


Temas

Biosfera, Cidades Sustentáveis, Invenções e Inovações

Início do Projeto

02/2021 - 03/2021

Palavras-chave

Agrotóxicos, Quiz, Podcast, Educação ambiental

Equipe Ciêntifica

Raquel Helena Alves Campos (Coordenador da Equipe)
Hiago de Oliveira Lacerda (Aluno Capitão)
Letícia de Oliveira Lacerda (Aluno)
Luana Peixoto Borges (Aluno)

Escola

Escola Estadual Newton Ferreira de Paiva, Santo Antônio Do Amparo-MG

Resumo

A educação ambiental é de extrema importância para o desenvolvimento social e segurança global, principalmente em relação aos agrotóxicos, que são produtos químicos fortemente utilizados no setor de produção agrícola e, que apesar de úteis para o combate às pragas, podem causar graves danos à saúde e ao meio ambiente quando mal administrados ou consumidos em excesso. Apesar de relevantes, o tema e a prática ambiental ainda não são amplamente discutidos da forma adequada, principalmente no ensino básico. Então, buscando disseminar o relevante tema dos defensivos agrícolas, desenvolveu-se um quiz que conta com material educativo, jogo de perguntas e respostas de diferentes níveis, conteúdo de química, história e instruções para realização de atividades. Além da produção de um podcast que possui quatro episódios com explicações claras e tópicos científicos. Surgiu o AGROCONHECIMENTO TEC, que visa a facilidade da plataforma PowerPoint, para o AgroQuiz, e o dinamismo e grande quantidade de informações que um podcast deve ter, o AgroCast.

Resultados

Resultados do desenvolvimento do AgroQuiz Após o desenvolvimento de todas as etapas do quiz, as mudanças de slides foram dadas pela ferramenta hiperlink, que possibilita que, ao clicar em determinado espaço na tela, o slide mude de acordo com o comando da figura selecionada. Teste 1: Após a conclusão da produção do quiz, o mesmo foi testado nos principais equipamentos eletrônicos. No celular, o jogo apresentou algumas falhas, uma vez que a mudança de slides ficou mais difícil graças ao touch da tela, o que ativou uma pequena aba de edição. Apesar disso, a jogabilidade pelo celular não apresentou grandes problemas ou diferenças, sendo possível aprender e se divertir com o AgroQuiz por meio deste aparelho eletrônico. Teste 2: Após os testes no celular, o quiz foi testado em computadores. Verificou-se uma melhor aceitação nesses aparelhos, uma vez que estes conseguem reproduzir sem empecilhos a mudança de slides e visualização. Resultado do desenvolvimento do AgroCast Após a conclusão das gravações, respeitando todas as medidas de segurança impostas pelos órgãos públicos de saúde, além dos direitos autorais dos aplicativos usados, o podcast AgroCast foi publicado em diferentes e principais aplicativos de áudios no Brasil, como o Google Podcasts e o Spotify, estes que por sua vez possuem um acordo de distribuição com o aplicativo Anchor.

Discussão dos Resultados

Desenvolvimento do AgroQuiz Sendo assim, concluiu-se que o jogo de perguntas e respostas, denominado AgroQuiz, apresentou um excelente resultado não apenas em seu conteúdo científico, informativo e ambiental, mas também em sua aplicação na plataforma PowerPoint. Verificou-se que a jogabilidade apresenta uma qualidade melhor em computadores ou computadores móveis, não impedindo que seja jogado pelo celular ou outros aparelhos eletrônicos semelhantes. Desenvolvimento do AgroCast Concluiu-se que o podcast, nomeado AgroCast, possui uma grande quantidade de informações, dinamismo e praticidade ao ser baixado e ouvido, sendo este um programa que visa suprir a escassez de informações sobre o relevante tema dos defensivos agrícolas.

Conclusões

Desde o surgimento da Medicina e da Agricultura, a saúde e o meio ambiente são os dois principais pilares da sociedade. Os agrotóxicos, por sua vez, interferem diretamente nessas áreas, e, apesar disso, não são conhecidos pelo grande público sendo muito mal interpretados pelo mesmo. Isso acarreta diversos problemas ambientais, como a perda de nutrientes do solo, de saúde como o consumo excessivo de produtos tóxicos e até mesmo sociais, uma vez que o trabalho de cientistas e pesquisadores são desvalorizados pela falta de informação. Sendo assim, o AGROCONHECIMENTO TEC traz metodologias inovadoras e pioneiras para a educação ambiental e científica em relação aos principais produtos químicos presentes em nossas vidas. O AgroQuiz que visa à aprendizagem divertida, apresenta ótimos resultados em sua jogabilidade e abordagem, incentivando a leitura e os estudos teórico, histórico e químico. Já o AgroCast aborda a divulgação científica em uma linguagem simples o que, ligado a uma grande distribuição e alcance, aumenta a democratização ao acesso à informação, mostrando uma construção sólida e objetiva em sua originalidade. Concluiu-se, com ótimos resultados, que essas ferramentas trazem o avanço e a valorização do conhecimento ambiental, social e científico em nossa sociedade.

Referências

ATKINS, P. W.; JONES, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 5ª ed. Porto Alegre: Ed. Bookman, 2012. FERREIRA, I. Lançado na Europa mapa do envenenamento de alimentos no Brasil. Jornal da USP Ciências Ambientais, 01/07/2019. Disponível em: . Acesso em: 12 jan. 2021. MORATORI, P. B. Por Que Utilizar Jogos Educativos no Processo de Ensino Aprendizagem? UFRJ: Rio de Janeiro, 2003.

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