Introdução

O Ensino-aprendizagem de “Ciência” é um tema bastante discutido por educadores da área da Exatas em se tratando das metodologias a serem utilizadas no desenvolvimento das aulas e de seus conteúdos programáticos. Quando dizemos Ensino- Aprendizagem, nos referimos a uma forma de ensinar que visa à construção do conhecimento que tem como base o bom relacionamento do professor/aluno, ou seja, este processo de construção do conhecimento tem como ponto principal a relação educando/educador. Levando em consideração que o aluno tem conhecimentos empíricos que precisam ser organizados e trabalhados, pois ele vivencia os fenômenos da Ciência da natureza e matemática em seu dia a dia, ele só não sabe explicar na linguagem científica, os conceitos e aplicações desses fenômenos, é neste ponto que o professor faz o papel de mediador do conhecimento cientifico. Este projeto tem como objetivo estimular o gosto pela Ciência da natureza e matemática, além de mostram que através da “ciência” é possível criar maneiras de entender a “ciência” de forma pratica através de experimentos. Portanto a Feira de ciências vem como um complemento ao aprendizado obtido em sala de aula, pois pode integrar diferentes disciplinas e fazer o aluno perceber como ele pode ser aplicado na prática.

Métodos

Pretende-se desenvolver uma pesquisa de caráter experimental e descritiva cuja consistirá em 3 etapas: na 1ª etapa será feito uma pesquisa em literaturas e sites existentes como: artigos, dissertações, livros e demais fontes bibliográficas de relevância para a pesquisa. Na 2ª etapa constituirá em desenvolver a montagem do projeto junto dos professores e alunos do turno vespertino da escola estadual Getúlio Vargas. Na 3ª etapa será feito uma análise dos experimentos e realizar-se-á uma avaliação dos projetos para saber se o projeto tem coesão com o tema e se terá condições de ser apresentado na feira de ciências. Na 4ª etapa o projeto será apresentado na quadra da escola, em forma de uma feira de ciências, como incentivo será aplicada uma nota de avaliação em cada disciplina.

Dados

Aplicação da ciência na sociedade


Temas

Atividades STEM Brasil

Início do Projeto

02/2021 - 03/2021

Palavras-chave

Sociedade,alunos,experiências

Equipe Ciêntifica

LUIZA FERNANDA FIGUEIRA BARROS (Coordenador da Equipe)
Edna oliveira brito (Professor Colaborador)
John Lennon da Silva Freitas (Professor Colaborador)

Escola

LUIZA FERNANDA FIGUEIRA BARROS, Beruri-AM

Resumo

Foi realizado uma feira de ciencias com o tema : Aplicação da ciência na sociedade,onde as turmas do turno vespertino participaram e reproduziram projetos com excelência, houve um desfile com tema Reciclagem, os alunos criaram vestimentas com materiais reciclaveis, houve premiacoes para as experiências apresentadas e o casal que desfilou , a comunidade foi convidada e houve participação em geral.

Resultados

Observou-se dedicacao e empenho dos alunos pela feira, houve interesse e parceria por parte da familia dos alunos, os trabalhos foram realizados com excelência, a comunidade que veio prestigiar a feira ficaram impressionados com as experiências ,o desfile com o tema reciclagem surpreendeu os docentes e comunidade, foram fabricados vestimentas criativas, as turmas ganharam troféus de participação e com isso instigou ainda mais os alunos da escola.

Discussão dos Resultados

Os trabalhos apresentados surpreendeu a comunidade,principalmente pelo fato dos alunos pensarem em melhorias para o municipio, como a utilização da energia eolica para irrigar plantações, uso da eletrofloculacao para limpeza dos rios e a produção de eletricidade através de latinhas reciclaveis. Apesar das dificuldades os professores orientadores e alunos conseguiram resolver as problemas que vieram a surgir.

Conclusões

Os resultados obtidos foram maiores que o esperado, ficamos satisfeitos com o aumento do interesse dos alunos pelos estudos, a dedicação e empenho dos mesmos pela escola. Durante a pandemia houve bastante evasão dos alunos, com a feira houve recuperação e volta dos estudantes para a continuacao e processo de ensino-aprendizagem nas salas de aula.

Referências

PCN+ - Ensino Médio Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Disponível em:http://www.sbfisica.org.br/arquivos/PCN_FIS.pdf, acesso em 24/08/2021. WERTHEIN, Jorge; CUNHA , Célio da (org).Ensino de ciências e desenvolvimento: o que pensam os cientistas.2.ed Brasilia: UNESCO. Instituto Sangari, 2009. Manual De Elaboração De Projeto Feira De Ciências. Disponível em. https://www.univates.br/media/evento/feiraciencias/manual.pdf Acesso em 24/08/2021

Fotos Vídeos


Voltar