Introdução

As principais diferenças entre circuito série e paralelo, é a forma com que tensão e corrente se comportam. Circuito em séria a corrente é a mesma e tensão diferente sobre as cargas, já em circuito paralelo será ao contrário, mesma tensão e corrente diferente para as cargas. Outra diferença que podemos citar é que se no circuito em série uma das cargas pare de funcionar todas as demais também irão parar, pois o circuito será interrompido.

Métodos

1- Coloque uma placa de madeira como base do circuito. Este material é sugerido devido às suas propriedades dielétricas. 2- Localize a bateria do circuito: mantenha uma bateria padrão (9 Volts, por exemplo) na base do circuito usando fita adesiva isolante. 3- Coloque o interruptor próximo à polaridade positiva da bateria. Dessa forma, você pode ativar ou interromper o fluxo de corrente ao longo do circuito, desativando a fonte de energia. 4- Coloque dois suportes de lâmpada em paralelo em relação à bateria. As lâmpadas conectadas nos referidos elementos atuarão como resistências do circuito. 5- Prepare os condutores do circuito, cortando os cabos de acordo com as distâncias entre os elementos do circuito. É importante remover o revestimento do condutor nas duas extremidades, para garantir o contato direto do cobre com os terminais de cada receptor. 6- Faça as conexões entre os componentes do circuito. 7- Por fim, pressione o interruptor para verificar a iluminação das lâmpadas e, consequentemente, o correto funcionamento do circuito

Dados

CIRCUITO EM SÉRIE E PARALELO


Temas

Atividades STEM Brasil, Energias

Início do Projeto

02/2021 - 03/2021

Palavras-chave

circuitos, série, paralelo, corrente

Equipe Ciêntifica

TOBIAS FERNANDES CUNHA (Coordenador da Equipe)
DAIANE ISABEL DA SILVA (Professor Colaborador)
NUBIA FIGUEIRA PRADO (Professor Colaborador)
JOÃO VICTOR DE SOUZA SILVA (Aluno Capitão)
LUCAS DA SILVA DE MELO (Aluno)
LUCAS RUAN DE SOUSA MORAIS (Aluno)
MARCO TULIO RODRIGUES DE ANDRADE (Aluno)
MARIA EDUARDA NUNES DOS SANTOS (Aluno)

Escola

ESTADUAL NELSON SOARES DE OLIVEIRA, Indianópolis-MG

Resumo

Nosso trabalho se trata de uma representação de dois tipos de circuitos já usados pela sociedade, o circuito em série e o circuito paralelo. Este assunto é importante porque mostra tipos de circuitos já usados pela sociedade ao decorrer do tempo.

Resultados

Podemos verificar que a montagem de um circuito depende de sua finalidade e que cada um possui uma particularidade; em um circuito em série obtemos um único valor de corrente ao longo do circuito e que os valores da diferença de potencial e da resistência são inversamente proporcionais entre si, já em um circuito em paralelo o valor da diferença de potencial é constante em todo o circuito e que os valores da corrente e da resistência são proporcionais entre si.

Discussão dos Resultados

Conclusões

Concluímos que para realizarmos uma correta medição do valor da corrente, em circuito em série, utilizando o amperímetro devemos utilizá-lo em série e devemos utilizar o voltímetro em paralelo para registrarmos um correto valor da voltagem em um circuito em paralelo.

Referências

HELERBROCK, Rafael. "Circuitos elétricos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/circuitos-eletricos.htm. Acesso em 26 de novembro de 2021.

Fotos Vídeos


Voltar