Introdução

A Atmosfera da Terra é constituída de gases que permitem a entrada de energia solar, enquanto observem grande parte da radiação refletida pela superfície do planeta. Isso faz com com a superfície terrestre tenha uma temperatura maior do que poderia ocorrer caso não existisse a atmosfera. Tal fenômeno é conhecido como Efeito Estufa. O efeito estufa é um fenômeno natural que faz com que a temperatura da Terra seja maior do que na ausência de atmosfera, permitindo assim que ocorra a vida da forma como a conhecemos. Se não houvesse o efeito estufa, a temperatura média da Terra seria – 18°C, ao invés dos 15°C que temos hoje, ou seja, 33°C menor. Por tanto, o efeito estufa é fundamental para a manutenção da vida no planeta Terra. Para entender como funciona, vamos tomar o exemplo do ônibus parado, com os vidros fechados e sob a luz do Sol. Os raios que chegam do Sol na forma de radiação ultravioleta passam pelos vidros e, ao atingirem a superfície do ônibus, se transformam em calor na forma de radiação infravermelha. A radiação infravermelha tem dificuldade de atravessar os vidros do ônibus e, com isso, a parte que fica presa no interior do veículo causa o aquecimento do ônibus. O mesmo ocorre dentro dos carros. Esse mesmo princípio é aproveitado pelo ser humano para criar plantas que precisam de calor para crescer e florescer e não podem ficar expostas a temperaturas baixas durante a noite. Essas plantas são colocadas dentro de uma estufa, que é simplesmente uma casa de vidro ou plástico transparente. O mesmo ocorre com a atmosfera da Terra, onde alguns gases funcionam como o vidro do ônibus, ou como o vidro da estufa, deixando passar a radiação ultravioleta que chega do Sol, mas impedindo a passagem da radiação que é convertida em infravermelho na superfície e devolvida para a atmosfera na forma de calor. Essa radiação, refletida na forma de calor, tem dificuldade de retornar para o espaço, pois é capturada (absorvida) pelos gases de efeito estufa, que se aquecem, aumentando assim a temperatura do ar.

Métodos

Material Dois copos com água Papel filme Papel alumínio Caixa de sapato 1 termômetro Procedimentos 1. Forre o interior da caixa com papel alumínio e coloque um dos copos com água dentro da caixa; 2. Tampe a caixa com o filme plástico; 3. Coloque o segundo copo e a caixa preparada anteriormente sob luz do Sol ou da lâmpada; 4. Após dez minutos, abra a caixa e sinta com o dedo ou meça com o termômetro a temperatura da água, verificando qual dos compôs está com a água mais quente.

Dados

EFEITO ESTUFA


Temas

Atividades STEM Brasil, Biosfera

Início do Projeto

02/2021 - 03/2021

Palavras-chave

Efeito Estufa, Aquecimento Global, Gases de Efeito Estufa,, Dióxido de Carbono

Equipe Ciêntifica

TOBIAS FERNANDES DA CUNHA (Coordenador da Equipe)
NUBIA FIGUEIRA PRADO (Professor Colaborador)
DEISE KELLY FERREIRA MIRANDA (Professor Colaborador)
ALICE ABADIA VIRGILIO PEREIRA (Aluno Capitão)
TAINÁ CARDOSO DA SILVA (Aluno)
THIAGO DANIEL DE REZENDE (Aluno)
João Daniel Silva Neto (Aluno)

Escola

ESTADUAL NELSON SOARES DE OLIVEIRA, Indianópolis-MG

Resumo

Com uma caixa de papelão, dois copos de água, filme plástico, papel alumínio e luz do sol, é possível produzir condições em que o ambiente no interior da caixa fica mais quente do que no lado de fora. Depois de forrar o interior da caixa com papel alumínio, coloca-se um dos copos com água no interior. A caixa, com o copo dentro, deve ser completamente fechada com o filme plástico. Para iniciar o experimento sobre o efeito estufa, basta colocar a caixa e o segundo copo de água debaixo da luz do sol. Uma lâmpada de potência maior pode ser utilizada no lugar da luz do sol. A caixa e o segundo copo devem ficar sob a luz por 30 minutos. Passado esse tempo, abre-se a caixa. Com a ponta dos dedos, é possível comparar a temperatura da água do copo que ficou no interior da caixa com a temperatura da água que estava do lado de fora. O copo do interior da caixa apresentará temperatura da água mais quente. Por que a diferença? A luz solar penetra no interior da caixa, atravessando o filme plástico – que é transparente. Mas parte da luz é absorvida pela superfície do papel alumínio e se transforma em calor. O ar no interior da caixa, por sua vez, absorve esse calor e se aquece. O ar no interior da caixa está preso por causa do filme plástico. O calor se dissipa menos, fazendo com que a temperatura interna da caixa se eleve mais do que a temperatura do lado de fora. O copo de água no interior da caixa absorve o calor adicional, ficando mais quente do que o copo do lado de fora da caixa.

Resultados

Pode-se observar ao longo da execução do experimento o que foi possível simular a atmosfera terrestre e compreender como os gases do efeito estufa atuam no aumento da temperatura. A partir dessa análise foi verificado que a exposição dos gases a radiação solar possibilitou a elevação da temperatura dos recipientes.

Discussão dos Resultados

Conclusões

Concluimos então que os efeitos estufa que acontecem no nosso planeta e igual o nosso experimento, por isso devemos estar cuidado mais do planeta, do meio ambiente.

Referências

https://www.scielo.br/j/rbef/a/sCPGDrBvfxvhHjqrxhHRvGb/?lang=pt

Fotos Vídeos


Voltar