Introdução

Os plásticos são produzidos através da polimerização que proporciona a união química de monômeros para formar polímeros. No dia a dia utilizamos muitas coisas de plástico, como: caneta, as sacolas, copos, etc. O petróleo e o plástico tem uma problemática de dimensão enorme nos dias atuais. Isto ocorre de forma inconsciente, quando as pessoas jogam plástico no mar, rios, entre tanto ambientes. E em caso de derramamento de petróleo cru no mar, afeta diretamente tanto fauna, flora e os biomas aquáticos. Uma vez que os objetos de plástico chegam ao mar, podem ser ingeridos pela fauna marinha e se acumularem, podem permanecer suspensos ou flutuando na superfície, podem finalmente afundar e lá permanecer, ou podem até mesmo ficar presos no gelo. O plástico pode levar entre 100 e 1.000 anos para se decompor. Cada dia aumenta mas a quantidade de plástico em todo o mundo e cada dia mas no mar. Alguns acabam em aterros sanitários, mas mesmo assim os plásticos que usamos todos os dias podem acabar nos nossos diferentes mares e oceanos, mesmo que sejam corretamente depositados no recipiente amarelo. Segundo o Greenpeace (Organização Internacional), sem fins lucrativos, algumas atitudes simples, pode mudar o planeta. 1. Troque as sacolas plásticas por reutilizáveis, carrinhos ou cestos. 2. Não use copos plásticos, pratos e talheres quando estiver fora de casa. 3. Compre sua comida a granel e evite embalagens em excesso. 4. Diga não às lâminas de barbear descartáveis. 5. Procure adquirir produtos de higiene e cuidados pessoais que não sejam embalados em plástico e não contenham micro plásticos em sua composição. 6. Evite produtos de limpeza embalados em plástico. 7. Com os isqueiros recarregáveis de metal, você vai economizar muito dinheiro e eles ficam mais bonitos também!

Métodos

* Etapa 1: início do estudo. * Etapa 2: identificação do problema a ser resolvido. * Etapa 3: levantamento de ideias para o destino final. * Etapa 4: aprofundamento no tema. * Etapa 5: expansão de ideias ou perspectivas sobre o tema. * Destino final: momento de criar e executar um produto ou uma ação em resposta ao problema apresentado.

Dados

PETRÓLEO E PLÁSTICO


Temas

Atividades STEM Brasil, Cidades Sustentáveis, Invenções e Inovações

Início do Projeto

02/2021 - 03/2021

Palavras-chave

Petróleo., Sustentabilidade. ., Plástico, Ambiente.

Equipe Ciêntifica

Cléa Santos (Coordenador da Equipe)
MAIZA HELLEN APARECIDA BRAGA FONSECA (Aluno Capitão)
MARIA CLARA BORGES RIBEIRO (Aluno)
MARIA LUIZA OLIVEIRA LUIZ (Aluno)
GEOVANNA FERNANDES DE SOUSA (Aluno)
MARIA CLARA NUNES DE SOUZA (Aluno)

Escola

Escola Estadual Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, Uberaba-MG

Resumo

Quando pensamos em plástico, muitas vezes não nos atentamos de onde ele vem. Qual a fonte deste material que está cada vez mais presente em nossas vidas? Conseguimos viver sem ele? A resposta é simples, o petróleo é a matéria prima para os plásticos, ou seja, de resinas derivadas do petróleo, e pertencem à classe química dos polímeros. Por isto, devemos ter uma atenção especial sobre o consumo e descartes destes materiais. Quando vemos uma reportagem, sobre o derramamento de petróleo em nossos mares e/ou praia, devemos ir além do que está estampado, pois estes episódios, hoje até têm uma repercussão positiva, e muitas vezes uma ação, é feita para minimizar os danos ecológicos provocados. Mas o que a grande maioria não percebe, é que quando descartamos embalagens plásticas, sem o devido cuidado, os danos são tão e/ou maiores que o derramamento de óleo, pois é invisível. A quantidade de resíduos sólidos produzidos pela humanidade está poluindo nossos mares, rios, florestas, nosso “Planeta”. Partindo deste preceito, a ideia do projeto é: o que podemos fazer para ajudar o planeta? Como podemos contribuir para mostrar as pessoas, que devemos mudar hábitos e diminuir o consumo desenfreado destas embalagens. Ação, ação, ação, SUSTENTÁVEL.

Resultados

Com os dados pesquisados anteriormente, podemos falar que em dez anos teríamos aproximadamente 1.277.500/2.007.500 de plásticos, isto só fazendo as contas de dois comércios da cidade de Uberaba/MG. Você imagina quantos plásticos vai haver daqui a 10 anos, considerando todos os comércios do mundo? Mas o que aconteceria se todos esses plásticos fossem trocados por sacolas plásticas reutilizáveis? Hoje em dia é muito importante consumir a menor quantidade de plástico possível no mundo, já que depois de jogá-los no lixo a maioria vão para o mar, onde prejudica tanto animais como plantas e também podem prejudicar os seres humanos A melhor alternativa é utilizar embalagens reutilizáveis, se você dar o melhor uso, elas não vão ser prejudiciais para o meio ambiente e os seres que vivem nele. Um recipiente de plástico reutilizável tem uma vida útil relativamente curta, pois acaba sendo danificado e perde qualidades, mas os recipientes de metal têm uma vida longa, o que lhes permite ter diversos usos, evitando assim o aumento do lixo descartável. As embalagens reutilizáveis favorecem o desenvolvimento da economia circular, um sistema de gestão que busca otimizar o uso dos recursos disponíveis e reduzir o volume de resíduos gerados no planeta.

Discussão dos Resultados

Dificuldade local A grande maior das empresas, não têm a correta dimensão do conceito de sustentabilidade. E compreender o ciclo de vida dos produtos e/ou serviços, que guia a análise do impacto de consumo ou de uma atividade em todas as fases, da produção até a disposição final de resíduos. Dificuldade mundial Essa dificuldade está principalmente relacionada ao fato de que as empresas visam o lucro em detrimento das questões ambientais. Dessa forma, muitas acreditam que mudar a forma de produção, utilizando matérias-primas ecologicamente corretas, pode gerar um custo adicional. Desafios ambientais A poluição/contaminação dos recursos hídricos, do ar nos grandes centros urbanos, dos solos e áreas agrícolas, dos impactos causados pela construção de grandes hidrelétricas, expansão sem planejamento dos centros urbanos, aumento do consumo e produção de resíduos, desenvolvimento industrial, alteração das paisagens.

Conclusões

Com os resultados obtidos anteriormente, podemos afirmar que toneladas de plástico são jogados em aterros, lixões, no mar, etc. As melhores alternativas para conseguir diminuir a contaminação do plástico no meio ambiente, é utilizando alternativas sustentáveis às embalagens plásticas como: - embalagens reutilizáveis; - consumir caixas feitas a partir de folhas de palmeira para alimentos; - comprar embalagens que não sejam de plástico sempre que for possível; - comprar embalagens plásticas que sejam recicláveis; - Fazer a correta separação dos materiais recicláveis.

Referências

- GEYER, R.; JAMBECK, J. R.; LAW, K. L. Production, use and fate of all plastics ever made. Science Advances, n. 3, 19 jul. 2017. Disponível em: https://advances.sciencemag.org/content/3/7/e1700782. Acesso em: 25 jan. 2020. - MENDONÇA, L. Vivian. De Olho No Futuro - Projetos Integradores. 1ªed. São Paulo: Editora ática, 2020. - https://nacoesunidas.org/pos2015/ods12/. Acesso em: 25 jan. 2020.

Fotos Vídeos


Voltar