Introdução

Utilizamos o Arduino para montar um oscilador harmônico para estudo de física, em especial ondas, para este experimento utilizamos um arduino , um potenciômetro de 10k, um display de lcd, jumpers ferro de solda, uma coixa de som velha e barbantes. A montagem do experimento consistiu em colar o barbante no centro do auto-falante e na outra extremidade colocar pesos de chumbo para estabilizar a corda, feito isso programamos o arduino para emitir sons na faixa de frequência de 100 a 1000 hertz

Métodos

A metodologia utilizada aqui foi pesquisa bibliográfica sobre ondas e como gerar essas ondas através de um arduino, na sequência pegamos os componentes que a STEM nos enviou e começamos com a mão na massa. Os alunos adoraram a realização da pesquisa e da programação do mesmo.

Dados

Gerador de ondas sonoras com Arduino


Temas

Atividades STEM Brasil, Energias, Invenções e Inovações

Início do Projeto

02/2021 - 03/2021

Palavras-chave

Ondas, Energia, Arduino, Programação

Equipe Ciêntifica

Daniel Maggioni de Souza (Coordenador da Equipe)
Reinaldo (Professor Colaborador)
LUIZ GABRIEL SILVEIRA LEBRAO (Aluno Capitão)
THAIS DOS SANTOS CHAGAS (Aluno)
YASMIM CARDOSO DAMASCENO LIMA (Aluno)
SERGIO HENRIQUE CAMARGO (Aluno)
RIKYELTON EUZEBIO DE SOUSA (Aluno)

Escola

Colégio Campina da Lagoa, Campina Da Lagoa-PR

Resumo

Controle de vibração, cordas e corpos de prova. Descrição: Nesta primeira etapa, os estudantes devem observar os modos normais de vibração, e verificar a existência de ventres e nós e, assim, determinar o número de harmônicas em diferentes frequências.

Resultados

Discussão dos Resultados

Conclusões

O Objetivo final foi um sucesso, conseguimos de forma satisfatória simular as ondas e seus ventres, com isso conseguimos calcular as velocidades de propagação das ondas através das frequências geradas pelo arduino.

Referências

Arduino, Física 2 , Linguagem C

Fotos Vídeos


Voltar