Introdução

No presente trabalho visamos abordar o aspecto socioemocional dos estudantes frente aos desafios impostos pela pandemia de Covid-19. A saúde mental de milhares de pessoas foi impactada por causa da pandemia gerada pelo COVID-19 (Schmidt, Crepaldi, Bolze, Neiva-Silva & Demenech., 2020). Lamentavelmente, a saúde mental é negligenciada podendo afetar negativamente uma vez que, o adoecimento mental pode se estender para além do período de pandemia (Ornell, Schuch, Sordi & Kessler, 2020). Mudanças ocorreram nas vidas dos alunos, pais e professores que, de repente, tiveram que estar em casa e mudar a rotina. A empatia e tolerância foi importante nesse momento com atividades e estratégias para alcançar o objetivo do ensino-aprendizagem. Dentre os objetivos destacamos os seguintes: investigar quais os principais problemas que a pandemia acarretou aos estudantes; identificar quais os pontos positivos que os estudantes extrairam das aulas online ; levar os estudantes a identificarem pontos positivos que a pandemia proporcionou no processo de esino-aprendizagem. Sabemos que ,profissionais da educação e estudantes do país ainda lidam diariamente com diversos desafios, após mais de um ano de pandemia. Mais 4 milhões de estudantes do ensino fundamental ficaram sem acesso a nenhuma atividade escolar no Brasil de acordo com os dados divulgados pelo estudo “Educação em Pausa”, da UNICEF, sem contar aqueles que tinham na merenda escolar uma das poucas refeições nutritivas feitas no dia. O presente artigo, apresenta algumas considerações acerca da reflexão da educação durante a pandemia e seu impacto no emocional do aluno, com tantas dificuldades e afastamento para se evitar a disseminação do vírus. Pensar na educação também se torna necessário, tendo em vista a busca de se manter o foco na aprendizagem do aluno e nos instrumentos de ensino construídos pelo professor.

Métodos

Para desenvolvimento da presente pesquisa foi aplicado um questionário, com metodologia investigativa, no Centro de Excelêcia Cleonice Soares da Fonseca, na cidade de Boquim – Se, envolvendo 130 alunos do Ensino Médio. O questionário foi respondido de forma remota com 11 perguntas variadas sobre os aspectos socioemocionais dos estudantes com a pandemia. As idades dos entrevistados variaram entre 15 e 20 anos sendo o périodo de realização da pesquisa entre os meses agosto e outubro de 2021. O questionário, segundo Gil (1999, p. 128) é definido “como a técnica de investigação composta por um número mais ou menos elevado de questões apresentadas por escrito às pessoas, tendo por objetivo o conhecimento de opiniões, crenças, sentimentos, interesses, expectativas, situações vivenciadas etc. Após a coleta de dados foram feitos gráficos com informações relevantes sobre o tema abordado.

Dados

Eu como estudante na pandemia: Uma análise socioemocional


Temas

Saúde

Início do Projeto

02/2021 - 03/2021

Palavras-chave

Socioemocional, Pandemia, Saúde Mental, Questionário

Equipe Ciêntifica

MARCOS ANTÔNIO GOES COSTA (Coordenador da Equipe)
Mariana da Trindade Souza Ribeiro (Aluno Capitão)

Escola

Centro de Excelência Cleonice Soares da Fonseca, Boquim-SE

Resumo

No presente trabalho visamos abordar o lado socioemocional dos estudantes frente aos desafios impostos pela pandemia de Covid-19. A saúde mental de milhares de pessoas foi impactada por causa da pandemia gerada pelo COVID-19 (Schmidt, Crepaldi, Bolze, Neiva-Silva & Demenech., 2020). Lamentavelmente, a saúde mental é negligenciada podendo afetar negativamente uma vez que, o adoecimento mental pode se estender para além do período de pandemia (Ornell, Schuch, Sordi & Kessler, 2020). Mudanças ocorreram nas vidas dos alunos, pais e professores que, de repente, tiveram que estar em casa e mudar a rotina. A empatia e tolerância foi importante nesse momento com atividades e estratégias para alcançar o objetivo do ensino-aprendizagem.

Resultados

Foram respondidos 130 questionários, houve participação ativa dos alunos na pesquisa aplicada. Foi possível identificar os aspectos mais relevantes em relação a saúde mental dos estudantes e ao processo de ensino-aprendizagem durante a pandemia de Covid-19 e as aulas online.

Discussão dos Resultados

Obeserva-se que a maioria dos alunos sentiu o periodo da pandemia cansativo e desesperador; De acordo com as respostas, apenas 50% dos alunos relatam que aprenderam nas aulas remotas, indicando um indice baixo aproveitamento; Quando questionados sobre uma reflexão para o momento da pandemia na vida , a maior parte respondeu que em valorizar as pessoas; No item positivo(s) extraido das aulas on-line houve destaque para aprendizado no geral, seguido da preocupação dos professores para ensinar os alunos em EAD e alguns alunos relataram não saber quais pontos positivos extraí das aulas on-line, Quando indagados o que teria feito de diferente durante as aulas online se fosse professor, houve enfase a atenção ao psicológico dos alunos.

Conclusões

A crise sanitária causada pelo COVID-19 modificou todas as relações de afetividade e de comunicação. O distanciamento social e a quarentena estiveram entre as medidas principais para se evitar a disseminação do vírus o que impactou diretamente na educação, causando o afastamento presencial de docentes e discentes. Cabe ressaltar que após a pandemia possivelmente haverá um maior hibridismo da educação presencial com o EAD, pois cada vez mais os professores estarão preparados para o distanciamento, tendo a possibilidade de novas doenças coletivas futuras. Essa possibilidade nunca mais será descartada.

Referências

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999. Ornell, F., Schuch, J.B., Sordi, A.O., & Kessler, F.H.P. (2020). Pandemic Fear and COVID 19: mental health burden and strategies. Braz. J. Psychiatry, 42(3):232-235. Acessado de 10.1590/1516-4446-2020-0008 Schmidt, B., CrepaldI, M.A., Bolze, S.D.A., Neiva-Silva, L., & Demenech, L.M. (2020). Impacts on Mental Health and Psychological Interventions related to the new Coronavirus Pandemic (COVID-19). SciELO Preprints. Acessado de https://preprints.scielo. org/index.php/scielo/preprint/view/58/69

Fotos Vídeos


Voltar