Introdução

No processo do nosso trabalho percebemos que, para ter uma alimentação sustentável é necessário estabelecer um estilo de vida, pois esse tipo de alimentação começa com a plantação dos alimentos e vai até o descarte, formando um ciclo de sustentabilidade. Esse ciclo é composto de várias etapas, por isso a pessoa que quer ter uma alimentação assim, precisa entender o verdadeiro significado. Neste processo percebemos como é difícil ter um estilo de alimentação sustentável. No mundo globalizado e tecnológico, os impactos ambientais aumentam, pois a população sempre está buscando praticidade e agilidade nas formas de consumo. Os impactos ambientais causados pelos desmatamento de áreas, ocupadas por ecossistemas naturais, para o cultivo e/ou criação de animais, aumenta a cada dia, devido ao consumo exagerado e de maneira desordenada, se tornando prejudicial. Outro fator relevante é o uso indevido de agrotóxicos, o que ocasiona perigos para a saúde humana e também desastres ambientais. Nesse contexto percebe-se que a produção global necessita deles para produzir em grande escala e em menos tempo. Infere-se portanto, que é permanente a devastação da natureza nesse aspecto, o que nos faz pensar como promover a agricultura sustentável no mundo?

Métodos

* Etapa 1: início do estudo. * Etapa 2: identificação do problema a ser resolvido. * Etapa 3: levantamento de ideias para o destino final. * Etapa 4: aprofundamento no tema. * Etapa 5: expansão de ideias ou perspectivas sobre o tema. * Destino final: momento de criar e executar um produto ou uma ação em resposta ao problema apresentado.

Dados

ALIMENTAÇÃO SUSTENTÁVEL


Temas

Atividades STEM Brasil, Saúde, Cadeia Alimentar

Início do Projeto

02/2021 - 03/2021

Palavras-chave

Alimentação, Sustentabilidade. ., Impactos ambientais, Saúde

Equipe Ciêntifica

Cléa Santos (Coordenador da Equipe)
SABRINA RESENDE GOMIDES (Aluno Capitão)
HENRIQUE CARVALHO LOPES (Aluno)
EMANUELLE ROCHA INÁCIO LOURENÇO (Aluno)
RAFAELA MENDONÇA NUNES (Aluno)
GUSTAVO CAMARGOS PESSOA DA SILVA (Aluno)

Escola

Escola Estadual Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, Uberaba-MG

Resumo

Quando pensamos em alimentação, logo nos vem à cabeça nossas preferências, e isto realmente é o que deve acontecer. Afinal, comer tem que ser algo prazeroso. Mas nossas escolhas só serão possível, de acordo com a disponibilidade do procuramos. Quando consumismo um alimento, entramos em um processo engenhoso, que envolve desde o plantio, cultivo das sementes, criação dos animais, transporte, processamento destes ingredientes e principalmente a geração de resíduos desta etapa. Desta feita, é primordial que tenhamos consciência e possamos exercer uma “alimentação sustentável”. Neste processo, todas as etapas descritas acima têm que seguir parâmetros, que contribuam para que haja um equilíbrio de meio ambiente e produção de alimentos nutritivos e que possam chegar a todos. No Brasil e no mundo, a maioria das propriedades rurais, são de pequeno porte, integrando a agricultura familiar. Mas com o advento do aumento da população, existe a necessidade de produção em larga escala de alimentos. Este é um desafio mundial, como o cultivo nesta modalidade pode conservar as terras cultivadas, sem prejudicar os ecossistemas naturais e ainda fornecer alimentos nutritivos para a população.

Resultados

Nessa última etapa estamos verificando como promover a agricultura sustentável em nossa Comunidade. Chegar a uma conclusão neste assunto é difícil e requer grandes pesquisas e complexas abordagens de livros sobre a temática. Esse assunto é complexo, pois engloba diversas áreas da sociedade e convivemos com essa pergunta na nossa vida. Para solucionar essa questão, iremos realizar pesquisas na internet, em livros e também nas nossas etapas passadas, faremos uma revisão ativa do conteúdo e construiremos um produto final, que será um maquete sobre como a alimentação sustentável transforma o mundo e melhora a vida dos seres humanos. Iremos também promover uma feira com produtos orgânicos em nossa escola, para que toda a comunidade possa ter a oportunidade de adquirir produtos de qualidade, além de fomentar a agricultura dos pequenos produtores da agricultura familiar.

Discussão dos Resultados

De início percebemos com o passar das etapas que estávamos errando na forma de debater e em como realizar a apresentação do nossos resultados. Assim sendo, organizamos com maior responsabilidade nossos encontros online de debate do assunto e evoluímos na maneira de apresentar. Melhoramos nossos slides com o passar das etapas e estudamos com maior frequência o conteúdo. Alguns relatos pessoais coletados pela equipe: Relatos pessoais EMANUELLE ROCHA: Percebi que o saudável custa caro, mas é algo fundamental para nossa saúde, a diferença de preço e surreal de caro em comparação aos alimentos que compramos normalmente, porém pelos estudos e pesquisas que tivemos, vi o quão esses alimentos orgânicos nos ajudam. HENRIQUE: Achamos vários alimentos orgânicos em uma loja especializada neste ramo, e considero que deveria haver mais alimentos orgânicos em supermercados e não somente em uma loja. GRAZYELLA: Em minha experiência, percebi que não temos muitas opções de alimentos orgânicos em nossos mercados e por esse motivo a maioria das pessoas optam por alimentos ultra processados por serem mais baratos e por serem de fácil acesso. ALEX: Encontramos grandes variedades de alimentos saudáveis, mas a maioria não era orgânico. Na minha opinião a população poderia ter mais disponibilidade e facilidade de encontrar esses produtos, pois eles trazem uma qualidade de vida melhor. SABRINA: Com base nas nossas pesquisas, percebi que a pouca disponibilidade desses alimentos nos mercados causa uma falta de escolha e também muitas pessoas preferem alimentos industrializados por serem de fácil acesso e também pelo seu grande tempo de conservação.

Conclusões

Com base em todo processo de construção deste trabalho e considerando a complexidade do assunto. Visto que o mesmo, atinge várias esferas da sociedade e consequentemente o poder político, em todas as esferas, é fato que a solução não é algo de imediato. As ações devem ser construídas aos poucos e a conscientização é de suma importância. Contudo a prefeitura poderia promover os pequenos produtores da agricultura familiar e informar a população sobre como o consumo destes alimentos fazem ao nosso corpo e meio ambiente. Aproveitamos para dar dicas de algumas atitudes salutares, para uma alimentação sustentável. * Optar pelos produtos orgânicos de pequenos produtores da sua cidade. * Descartar os resíduos da sua alimentação de maneira correta. * Para o poder público da cidade: podem implementar campanhas que incentivem a alimentação sustentável promovendo pequenos produtores. * As escolas podem adotar uma alimentação sustentável para incentivar os alunos. * E a sociedade pode se conscientizar e melhorar seus hábitos.

Referências

- BRASIL. Ministério da Saúde. Guia alimentar para a popula•‹o brasileira. 2. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2014. p. 19-20. - MENDONÇA, L. Vivian. De Olho No Futuro - Projetos Integradores. 1ªed. São Paulo: Editora ática, 2020. - Site: https://nacoesunidas.org/pos2015/ods2/. Acesso em: 18 jan. 2020.

Fotos Vídeos


Voltar