Introdução

Este trabalho tem a finalidade apresentar conceitos que envolvem a robótica no dia-a-dia dos alunos e nos mais variados ramos da ciência, pois torna-se indispensáveis novas maneiras de abordar o educando na área científica, assegurando ao alunado uma nova forma de aprender por meio de aulas expositivas e dialogadas (ANASTASIOU, 2004 apud CARVALHO, 2018). Na tentativa de conciliar novas metodologias de ensino junto a tradicional para competir com novas tecnologias que os alunos têm à sua disposição. Porém, existe a necessidade de maior espaço de tempo para o professor poder preparar suas aulas. Além disso, são poucos materiais disponíveis a estes, e mesmo os encontrados possuem complexidade em sua preparação, o que provoca desgaste e desinteresse dos educadores. Com às dificuldades na preparação de aulas diferenciadas, este projeto procura uma alternativa capaz de incentivar os alunos nos processos de investigação por experimentação e por simulações em softwares educacionais. Para tanto, a práticas experimentais têm o suporte e materiais disponibilizado pelo programa Robótica Paraná do Estado do Paraná, as quais são disponibilizadas junto de um kit de robótica. As atividades experimentais têm suas limitações, erros e acertos. Sendo assim, alguns fenômenos naturais podem interferir nos projetos desenvolvidos. Para minimizar possíveis erros decorrentes do ambiente, é possível simular as atividades com um software online chamado Tinkercad. Segundo o Governo do Estado do Paraná, o Tinkercad é uma plataforma on-line gratuita de modelagem em 3D, a qual permite a simulação de circuitos elétricos e programação de seu funcionamento. Tanto no contato com as aulas e partes físicas do kit robótica quanto nas simulações, busca-se a estimulação dos educandos em fazer ciências, tornando-os protagonistas no processo de fixação deste conhecimento.

Métodos

O desenvolvimento deste projeto de pesquisa está sendo executado no Colégio Estadual Julia H. de Souza na modalidade de Ensino Integral no município de Pitanga, estado do Paraná, o qual é localizado na periferia da cidade. A escola possui salas de aula que atendem a demanda local, laboratório de informática, biblioteca, laboratório de ciências (Biologia, Física e Química) e a maioria dos alunos apresentam dificuldades na área de exatas, porém possuem assiduidade e bom comportamento nas aulas. Torna-se importante notar que a cidade sede está localizada numa região demográfica cujo IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano) é abaixo da média brasileira. Este trabalho tem a finalidade de explorar as potencialidades dos alunos e até mesmo incentivar na área de pesquisa e programação. Para tanto, procurar-se-á a aplicação pelo roteiro de estudo disponibilizado pelo Governo do Estado do Paraná disponível em , acesso em 23/11/2021, além da combinação com o kit robótica entregue ao colégio e materiais disponibilizados pelo programa Stem Brasil.

Dados

Tecnologias da robótica: ferramentas para despertar o pensamento científico e tecnológico


Temas

Atividades STEM Brasil, IoT (Internet das Coisas), Aeroespacial

Início do Projeto

02/2021 - 03/2021

Palavras-chave

Tecnologias da robótica, Pensamento tecnológico, Pensamento crítico

Equipe Ciêntifica

Mariel Martins (Coordenador da Equipe)
Devadir Vicente (Professor Colaborador)
Adriana Lopes (Professor Colaborador)
Eduardo Magalhães Escobar Guerreiro (Aluno Capitão)
Mateus Pacheco (Aluno)
Pedro Oswaldo Machado (Aluno)
Ana Beatriz Rosa dos Santos (Aluno)
Ana Claudia da Silva (Aluno)

Escola

Col. Est. Prof Julia H de Souza, Pitanga-PR

Resumo

A cada dia aumenta-se a dificuldade em ministrar aulas referente aos conteúdos da educação básica. Observa-se a necessidade de torná-las mais atrativas e dinâmicas prendendo a atenção dos educandos, pois os mesmos, já nascem com os mais variados recursos da tecnologia a sua disposição. Percebendo essas dificuldades, pode-se utilizar ferramentas inovadoras, nas quais os alunos além de compreender o funcionamento e aplicação de algumas das tecnologias, podem dar passos mais longos, como criar suas próprias ferramentas e dispositivos.

Resultados

Este projeto tem a sua finalização em dezembro, onde pensa-se em fazer uma mostra dos projetos desenvolvidos e estimular novos adeptos para o ano seguinte em uma Componente Curricular Eletiva. Porém é notória a grande aceitação dos alunos pelo início do projeto, mesmo sendo com curto tempo devido ao ano atípico com a pandemia do Covid-19 em 2021. Portanto, existe aqui uma potencial ferramenta de estudos que pode impulsionar jovens a se aprofundarem na área, além do que é oferecido na rede pública de educação na componente apresentada.

Discussão dos Resultados

A robótica propicia aos alunos o pensar sobre situações específicas, nas quais várias partes se conectam e inúmeras soluções são possíveis. É possível manipular os equipamentos não somente pela parte física do material, mas pelas atividades que nela se organizam fazendo com que o estudante pense, desafie e aja, construindo, com isto, conceitos e conhecimento (CRUZ et al 2007).

Conclusões

Grandes avanços tecnológicos estão por surgir, a cada dia novas ambições são colocadas a prova, tanto na forma de se locomover, preservação do ambiente, inteligência artificial, entre outros. Parte dos materiais disponibilizados no kit robótica, são de extrema sensibilidade, o que levou a adaptações para que um grupo de alunos pudessem manipular, como peças de MDF que precisavam de fixação com parafusos e acabaram quebrando, ou parafusos e porcas e acabaram se perdendo durante a montagem. O custo da produção não se tornou preocupante, pois o colégio recebeu dez kits robótica (dos quais foram utilizados quatro) do Governo do Estado do Paraná. As aplicação das aulas de robótica tornam-se eficazes na compreensão tanto na montagem da parte física como na parte programável, pois os alunos conseguem assimilar comando aplicados pelo software Arduino ou Mblock. Sendo assim, é possível explorar muito além das aulas e projetos já disponíveis no kit-robótica.

Referências

AUSUBEL, D.; Novak, J.; Hanesian, H. (1980). Psicologia Educacional. 2a Edição. Rio de Janeiro. Interamericana. AZEVEDO, Geoge Luiz. Modelização,experimentação e recursos computacionais: possíveis articulações para o estudo de movimentos em aulas de Física. Joinville – SC: 2017. Disponível em: , acesso em 13/11/2018. BARRETO FILHO, Benigno; SILVA, Claudio Xavier da. Física aula por aula: mecânica: 1o ano, 2a ed. São Paulo: FTD, 2013. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Disponível em acesso em 16/02/2018. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases (LDB). Disponível em: acesso em 16/02/2018. ESCOLA DIGITAL, ROBOTICA PARANÁ. Secretaria da Educação e do Esporte. Governo do Estado do Paraná. Disponível em , acesso em 23/11/2021. OLIVEIRA, Jane Raquel Silva de. Contribuições e abordagens das atividades experimentais no ensino de ciências: reunindo elementos para a prática docente. Disponível em acesso em 16/02/2018. TINKERCAD, Autodesk. Projeto, engenharia e entretenimento 3D. Disponível em , acessos em 23/1/2021.

Fotos Vídeos


Voltar