Introdução

Essa reação é importante porque é utilizada para a produção da chama, que, por sua vez, produzirá calor para a ocorrência das outras combustões e decomposições. A combustão completa do açúcar produz gás carbônico e água.

Métodos

MATERIAIS E MÉTODOS -Açúcar -Bicarbonato de sódio -Álcool (ou fluido de isqueiro) -Areia -Forma de alumínio -Liquidificador -Garrafas de plástico . Modo de realizar o experimento: i. Coloque 1 colher de bicarbonato de sódio e 4 colheres de açúcar dentro do liquidificador, e bata para misturar bem. ii. Agora corte o bico da garrafa plástica, em seguida vire o bico da garrafa para baixo sem a tampa, e coloque a mistura (açúcar e bicarbonato de sódio). Coloque umas gatinhas de álcool e misture com um palito. E assim está pronta as pastilhas, que é o principal elemento da SERPENTE DO FARAÓ. iii. Coloque um pouco de areia dentro da forma de alumínio, jogue um pouco de álcool sobre a areia, em seguida coloque as pastilhas em pé com grande parte delas para fora da areia, e jogue mais um pouco de álcool sobre as pastilhas. iv. E então é só colocar fogo, e veja a SERPENTE DO FARAÓ surgir.

Dados

SERPENTE DO FARAÓ


Temas

Atividades STEM Brasil

Início do Projeto

02/2021 - 03/2021

Palavras-chave

Serpente do faraó, combustão, reação química, bicarbonato de sódio

Equipe Ciêntifica

TOBIAS FERNADES CUNHA (Coordenador da Equipe)
NUBIA FIGUEIRA PRADO (Professor Colaborador)
ANA CARLA PEREIRA DE MIRANDA (Aluno Capitão)
ISABELA MIRANDA DA SILVA (Aluno)
KAUE DE CARVALHO DA SILVA (Aluno)

Escola

ESTADUAL NELSON SOARES DE OLIVEIRA, Indianópolis-MG

Resumo

Experimento “A serpente de faraó” ocorre por meio da reação química entre bicarbonato de sódio e açúcar comum. Essa equação evidencia que, em todo fenômeno químico, temos a transformação dos materiais contidos nos reagentes.

Resultados

O gás carbônico liberado tanto na combustão completa da sacarose quanto na decomposição do bicarbonato faz a estrutura de carbono inflar, crescendo, e é isso que dá o efeito de uma serpente subindo.

Discussão dos Resultados

Conclusões

O açúcar comum é a sacarose (C12H22O11) e o bicarbonato de sódio é o sal hidrogenocarbonato de sódio ou carbonato ácido de sódio (NaHCO3). Quando a sacarose queima, ocorre a sua combustão completa e, assim como ocorre com todos os compostos formados por carbono, hidrogênio e oxigênio, os produtos liberados são dióxido de carbono e água: C12H22O11(s) + 12 O2 (g) → 12 CO2(g) + 11 H2O(l) Ocorre também a decomposição térmica do bicarbonato: 2 NaHCO3(s) → Na2CO3(s) + CO2(g) + H2O(l) Na2CO3(s) → Na2O(s) + CO2(g) Além disso, nesse processo também ocorre a combustão incompleta da sacarose, em que um dos produtos é o carbono, constituinte do carvão. É por isso que se forma a estrutura de cor preta. O gás carbônico liberado tanto na combustão completa da sacarose quanto na decomposição do bicarbonato faz a estrutura de carbono inflar, crescendo, e é isso que dá o efeito de uma serpente subindo.

Referências

https://manualdomundo.uol.com.br/ https://www.manualdaquimica.com/

Fotos Vídeos


Voltar