Introdução

Nós educadores, temos um papel importante na construção de um ser social e com qualificações, e preparar nossos jovens para a inserção no mercado de trabalho, transformando-os em adultos capazes de agarrarem as melhores oportunidades faz parte desta responsabilidade. Para que isso aconteça é necessário que ofereçamos uma educação que não seja dissociada de sua vida, que o torne um ator e não um mero espectador, que instigue sua capacidade de raciocinar, de mediar, de tirar e resolver dúvidas que por ventura apareçam. Sabemos também que, nosso país tem um profundo déficit que atrapalha o nosso desenvolvimento tecnológico um deles é a falta de mão de obra qualificada, especialmente nas áreas de tecnologia e engenharia. Partindo dessa premissa, o projeto desenvolvido pela área de Matemática e suas Tecnologias e sua integração as áreas de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias por meio do componente de Física e a Área de Linguagens por meio do componente de Artes, no qual ampliará o interesse pela aprendizagem fazendo por meio do uso do método STEAM que fará uso de um aprendizado em várias frentes simultâneas (multidisciplinaridade), de modo muito mais abrangente e sem a segmentação comumente observada nas salas de aula. Dessa forma, o projeto, trará também vantagens imediatas, pois as aplicações práticas e interações entre as diferentes disciplinas representam um aumento na motivação e colaboração entre os alunos, possibilitam a transferência de conhecimentos de uma área de conhecimento para outra, fazendo uso da criatividade e atenção, resultando assim em uma aprendizagem bem mais significativa.

Métodos

O diagnóstico inicial terá três etapas: observação, roda de conversa sobre o uso das tecnologias e a questão social do lixo, possibilitando a participação dos alunos. Após essa etapa faremos o desmonte de materiais (CPU, impressoras, etc.) para serem utilizados nas oficinas, separando o material de acordo com seu uso. Os protótipos a serem construídos serão escolhidos pelos alunos, obedecendo o critério de não os repetir. Nas aulas seguintes os mesmos se debruçarão na confecção dos mesmos, aliando a essas atividades conceitos de: Física (eletricidade, Ópitca, mecânica) Matemática (proporcionalidade, Geometria, aritmética) e a Artes (Promovendo o desenvolvimento da expressão artística, da criatividade e de habilidades socioemocionais como empatia, colaboração e comunicação). A metodologia de desenvolvimento do projeto foi dividida em três etapas. A primeira etapa será dedicada à definição do modelo dos protótipos e dos seus componentes e aquisição dos mesmos. Para tanto foi realizada uma pesquisa com enfoque na necessidade de aproveitar materiais de sucata para criar a estrutura física que poderiam ser aproveitados de equipamentos eletrônicos e computacionais, na segunda etapa será realizada o desmonte de CPU’S, impressoras dentre outros, afim de obter os materiais necessários, na terceira etapa iniciarão os estudos afim de definir como e de quais formas serão construídos os protótipo. Alguns critérios e instrumentos podem ser adotados pelo professor nesse percurso: 1. Observação sistemática das participações e colaborações em cada atividade; 2. Construção de maquetes de sucatas; 3. Discussão dialogada em grupo; 4. Uso da Rubrica para autoavaliação pelos estudantes e para avaliação da turma pelo professor; 5. Relatórios de observação de atividades praticadas pelos estudantes; 6. Critérios particulares de cada área do conhecimento, partindo das habilidades trabalhadas e dos objetivos pedagóg

Dados

Robótica reciclável:elaborando hipóteses, investigando soluções.


Temas

Atividades STEM Brasil, Biosfera

Início do Projeto

02/2021 - 03/2021

Palavras-chave

EDUCAÇÃO, APRENDIZADO, RACIOCINAR, TECNOLOGIA

Equipe Ciêntifica

DJAILSON FERREIRA DE LIMA (Coordenador da Equipe)
CAMILA DA SILVA GUALBERTO (Professor Colaborador)
Gabriel Liandro Andrade Fortunato (Aluno Capitão)
Breno Felipe Andrade Fortunato (Aluno)
NIVOLY LICIÊ PESSOA DE ASSIS VITORINO (Aluno)
CINTIA AIRES DE OLIVEIRA SILVA (Aluno)
ALICIA JAMILLY DA SILVA AQUINO (Aluno)

Escola

Escola Estadual Professora Clara Teteo, Macau-RN

Resumo

Nós educadores, temos um papel importante na construção de um ser social e com qualificações, e preparar nossos jovens para a inserção no mercado de trabalho, transformando-os em adultos capazes de agarrarem as melhores oportunidades faz parte desta responsabilidade. Para que isso aconteça é necessário que ofereçamos uma educação que não seja dissociada de sua vida, que o torne um ator e não um mero coadjuvante,podemos dessa forma introduzir práticas que torne o ensino mais receptivo e atrelado as necessidades dos nossos estudantes bem como do meio em que vivem,a razão desse projeto se baseia nessa premissa:ensinar novas metodologias ,mas não esquecendo dos problemas que são comuns a todos,procurando soluções que sejam práticas e acessíveis.

Resultados

Como resultado tivemos como respostas produtos de qualidade,gerados a partir de toda uma gama de informações e de uma metodologia voltada para a construção de materiais que utilizem sucatas que iriam para o meio ambiente,degradando e gerando consequências imprevisíveis e desastrosas,esse percurso gerou uma consciência crítica acerca da preservação,de uma tomada de decisão quanto ao material usado na fabricação os protótipos e exercendo a autonomia e o senso de raciocínio .

Discussão dos Resultados

Conclusões

Podemos concluir que esse trabalho trouxe avanços significativos para os participantes, seja nos conhecimentos obtidos tanto no campo tecnológico como também ambiental e social. Aliando o seu produto final a interdisciplinaridade, que de certa forma traz ganhos positivos para o seu processo de ensino e aprendizagem, permitindo que os estudantes possam elaborar hipóteses, investigar soluções, estabelecer relações e tirar conclusões unindo o trabalho cooperativo e a importância da conscientização ambiental.

Referências

1-BRASIL. Ministério da Educação; Secretaria de Educação Básica; Secretaria de EducaçãoContinuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão; Secretaria de Educação Profissionale Tecnológica. Conselho Nacional de Educação;Câmara de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC; SEB; DICEI, 2017. Disponível em:. Acesso em: 13Abril. 2019 2-https://porvir.org/stem-ou-steam-para-que-serve-o-ensino-de-arte/. Acesso em: 16 abril. 2021. 3-THE EDITORS. STEM Education Is Vital–But Not at the Expense of the Humanities –Scientific American. In: Scientific American, out. 2016. Acesso em: 16 abril. 2021.PUGLIESE, G. O . STEM: o movimento, as críticas e o que está em jogo. Porvir –Inovações em Educação (online). São Paulo, 23 de abril de 2018.

Fotos Vídeos


Voltar