Introdução

Durante a pandemia foi preciso redobrar os cuidados com a nossa higiene pessoal e coletiva. E para isso contamos com produtos que fazem a diferença e que tiveram um destaque no nosso cotidiano. Ao ler um rótulo podemos observar inúmeros nomes diferentes que compõem tais produtos e as vezes de difícil compreensão, entretanto, ao pararmos para analisar tais rótulos estamos inserindo a química da sala de aula no mundo em que o estudante se encontra. Além de perceber a tabela periódica dentro dessa composição podemos refletir um pouco sobre o pH em amostras de produtos que os alunos têm em sua casa. Trazendo assim a casa para sala de aula e a química para a casa dos alunos refletindo sobre o papel de cuidar e com que química você se cuida.

Métodos

Para testar as hipóteses experimentais formuladas, realizou-se um estudo laboratorial em duas fases distintas. A primeira fase consistiu na separação e coleta de produtos de higiene pessoal e limpeza pelos estudantes em sua casa, para leitura dos rótulos desses produtos procurou-se em sua composição elementos químicos presentes na tabela periódica. Na segunda fase procedeu-se a prática experimental separando as amostras para análise de pH, utilizando o extrato de repolho roxo como indicador natural e a fita de pH para comprovar a eficácia de se utilizar um produto natural para experimentos nas aulas de química. Segue abaixo a lista dos matériaIs, amostras e vidrarias utilizados. 1) Vidrarias e materiais: 1.1 Tubo de ensaio 1.2 Cadinho e pistilo 1.3 Erlemeyer médio e pequeno 1.4 Funil médio e pequeno 1.5 Papel de filtro 1.6 Palito de madeira 1.7 Água destilada 1.8 Fita universal de pH 1.9 Repolho roxo 2) Amostras: 2.1 Sabonete 1 2.2 Sabonete 2 2.3 Sabão em pó 2.4 Pasta de dente 1 2.5 Pasta de dente 2 2.6 Álcool em gel 2.7 Shampoo 2.8 Vinagre 2.9 Água Sanitária 3) Mobiliário: 3.1 Bancada 3.2 Cadeiras 3.3 Televisão 3.4 Quadro negro

Dados

Com que química você se cuidou e se cuida nessa PANDEMIA? Análise de rótulos e pH de produtos de higiene e limpeza.


Temas

Saúde

Início do Projeto

02/2021 - 03/2021

Palavras-chave

pH, Higiene, Limpeza, Química

Equipe Ciêntifica

Aline Aparecida Pifano Moreira Reis Pilate (Coordenador da Equipe)
Nilian Couto Hugo (Professor Colaborador)
Jéssica Taís de Carvalho Sales (Professor Colaborador)
Árian Caroline R. de Almeida (Aluno Capitão)
Lavínia Maria Aquino Nunes (Aluno)
Luis Otávio de Andrade e Almeida (Aluno)
Júllya de Oliveira F. Rios (Aluno)
Daniela Alves da Silva Almeida (Aluno)

Escola

Escola Estadual Parde Francisco Rey, Arantina-MG

Resumo

O ensino de química deve levar os alunos para a compreensão além da sala de aula trazendo o seu cotidiano para a escola e agregar conhecimento, fazendo do estudante um protagonista da sua vida escolar. A análise de rótulos e pH em produtos de higiene e limpeza presentes na casa dos alunos possibilita a descoberta da química que permite os cuidados necessários para manter a saúde em dia, principalmente em tempos de pandemia.

Resultados

A partir da análise dos rótulos para verificar a composição química dos produtos e compara-los com a tabela periódica, encontrou-se os seguintes resultados: Sabonete 1 possui em sua composição Sódio; Cloro; Hidrogênio; Oxigênio; Sabonete 2 possui em sua composição Sódio; Cloro; Hidrogênio; Oxigênio; Titânio; Carbono; Sabão em pó possui em sua composição Sódio; Hidrogênio; Oxigênio; Enxofre; Nitrogênio; Pasta de dente 1 possui em sua composição Sódio; Flúor; Fósforo; Pasta de dente 2 possui em sua composição Sódio; Flúor; Fósforo; Zinco; Hidrogênio; Oxigênio; Carbono; Álcool em gel em sua composição Nitrogênio; Carbono; Hidrogênio; Oxigênio; Shampoo possui em sua composição Sódio; Cloro; Hidrogênio; Oxigênio; Enxofre; Vinagre possui em sua composição Carbono; Hidrogênio; Oxigênio; Água Sanitária possui em sua composição Sódio; Cloro. Ao testar as amostras quando ao seu Potencial Hidrogeniônico (pH), encontrou-se os seguintes resultados: Sabonete 1 testou o pH 10 tanto para o extrato do repolho roxo quanto para a tira universal de PH; já o sabonete 2 testou pH 10 para o extrato de repolho roxo e pH 9 para a tira universal de pH; já o sabão em pó testou o pH 10 para ambos indicadores; a pasta de dente 1 testou pH 9 para o extrato de repolho roxo e pH 8 para a tira de pH; a pasta de dente 2 testou pH 11 para o extrato de repolho roxo e pH 8 para a tira de pH; o álcool em gel testou o pH 5 para o extrato de repolho roxo e pH 6 para a tira de pH; shampoo testou pH 4 para o extrato de repolho roxo e pH 5 para a tira de pH; o vinagre testou pH 3 para o extrato de repolho roxo e pH 3 para a tira, já a água sanitária testou pH 13 para o extrato de repolho roxo e pH 11 para a tira de pH.

Discussão dos Resultados

De acordo com Silva et al. (2020), " as antocianinas são responsáveis por mudar de coloração em meio ácido e em meio básico tornando possível identificar o pH da solução, alguns exemplos de vegetais que existe a presença dessa antocianina são o repolho roxo, beterraba, ameixa, papoula, o feijão preto entre outros". Desta forma, é possível compreender que devido as propriedades presentes no repolho roxo, o mesmo pode sim ser usado como indicador ácido- base. Além disso, conforme aponta SAUSEN, BERGMANN, UHMANN (p. 517, 2014 ) " o uso de indicadores naturais é uma forma de trazer a química para o cotidiano dos alunos, fazendo com que eles possam interagir nas discussões, pois essas mudanças na coloração chamaram a atenção dos alunos deixando-os curiosos e se interessando no conteúdo". Ao analisar os resultados observa-se que houve a alteração na coloração das amostras e que em sua maioria o pH das amostras foram o mesmo para ambos os indicadores. Entretanto, é importância salientar que a diferença de pH apresentada em algumas amostras se deve ao fato de que o extrato repolho roxo apenas demonstrar de forma visual as substâncias que são ácidas ou bases, por meio da variação de coloração, neste caso colorações muito semelhantes podem ser facilmente confundidas e não atribuírem o pH exato da amostra. Dentre as adversidades apresentadas na realização do experimento esta as pequenas letras dos rótulos, que dificultaram a leitura por parte dos alunos, assim como, a falta de materiais para medir as amostras e padroniza-las.

Conclusões

O extrato de repolho roxo mostrou se um eficiente indicador de ph, permitindo determinar a acidez ou basicidade dos produtos largamente utilizados na limpeza durante a pandemia do covid-19 e de itens usados na higiene pessoal. Além disso, ao analisar o rótulo dos produtos e relacionar a composição química com elementos da tabela foi possível correlacionar as propriedades ácido-base das substâncias utilizadas no experimento. Por último, vale ressaltar que o baixo custo desta prática foi extremamente crucial para a realização do mesmo, permitindo aproximar a teoria das aulas de química ao cotidiano dos alunos.

Referências

MATEUS. A. L. Química na cabeça. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011. SAUSEN, L.; BERGMANN, J. L.; UHMANN, R. I. M. Experimentação: Extrato de repolho roxo usado como indicador natural de Ácido e Base. Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, v. 1, n. 1, p. 516-517, 2014. SILVA, W. A.; MOURA, F. J. A.; SILVA, P. J. A.; SOUSA, J. L. S.; CORREIA, J. M. L. A utilização do indicador natural para a aplicação de uma atividade experimental no ensino de química. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 4, p. 16859-16871, 2020.

Fotos Vídeos


Voltar