Introdução

Como receber informações de um sistema eletrônico sem ter de utilizar o monitor de um computador? Enviar mensagens de texto para mostradores do tipo LCD. Como resolver o problema? Material necessário Protoboard, display LCD, Arduíno, potenciômetro 10k e 17 fios jumpers. Configuração do circuito O circuito na primeira fase do projeto é mostrado na Figura.

Métodos

O as alunos foram agrupados .O professor conceituou os dispositivos eletrônicos ,entre eles o arduino. Deu se inicio a explicação sobre os conceitos de programação passo a passo. Os educadores perceberam a carência através de pesquisa nos educandos no que tange a programar computadores.

Dados

Projeto DISPLAY -ARDUINO


Temas

Invenções e Inovações

Início do Projeto

02/2021 - 03/2021

Palavras-chave

Robótica, Programação, Arduino, Display

Equipe Ciêntifica

CARLOS EDUARDO DA SILVA (Coordenador da Equipe)
Emilio Cesar Casiano (Professor Colaborador)
Mario Elias santos (Professor Colaborador)
Ana Carolina Oliveira dos Anjos (Aluno Capitão)
Jose Victor Sakamae Brasil (Aluno)
Samara Magalhães Lopes (Aluno)
Leonardo Heller Lima Dias (Aluno)
Wesley Miguel da Silva (Aluno)

Escola

EE Salvador Moreno Munhoz, Teodoro Sampaio-SP

Resumo

O projeto tem por finalidade escrever informações via display LCD através do Arduíno, utilizando conhecimentos básicos de programação. Habilidades que serão desenvolvidas pelos estudantes: Programar e enviar mensagens de texto via Display Enviar mensagens de texto para mostradores do tipo LCD. O tempo previsto para esta atividade é de cerca de 10 aulas.

Resultados

Devido as dificuldades encontradas na montagem dos circuitos eletrônicos, percebe se o quanto é importante o trabalho de práticas experimentais e a cultura Maker .construindo assim o seu projeto de vida.

Discussão dos Resultados

O projeto foi bem simples ,pois não tivemos formação para trabalhar com programação .Mesmo assim para a equipe o trabalho deu grandes resultados ,pois percebemos a vocação de alguns alunos para esta área, o que nos motivou a dar sequência com melhores projetos no ano subsequente.

Conclusões

Concluímos que a programação deve ser parte intrínseca da aprendizagem frente aos desafios de uma sociedade moderna. A pré-iniciação cientifica é de suma importância para o pensamento critico e cientifico de educando. O nosso projeto já existe de fato, salientamos assim que os alunos tornaram-se mais investigativos. O próximo passo frente a essas descobertas é a automação de casas inteligentes.

Referências

caderno do professor ROBÔTICA ensino médio material de apoio PEI estado de São Paulo. Site:Felipeflop.com.br Plataforma: CAV -STEAM BRASIL.

Fotos Vídeos


Voltar