O projeto tem como objetivo levar formação continuada e aperfeiçoamento para professores de Escolas Públicas, multiplicando conhecimento para estudantes de cursos técnicos de 35 ETECs do Centro Paula Souza no estado de São Paulo em áreas correlatas à energia renovável e eletrônica
São Paulo, junho de 2023 – A Schneider Electric, líder na transformação digital de gerenciamento de energia e sustentabilidade, por meio da sua Fundação em parceria com a Educando, Instituição sem fins lucrativos, fornecerá tecnologia e formação continuada aos professores de Escolas Técnicas com a metodologia STEM, beneficiando de forma direta os estudantes de cursos profissionalizantes de 35 Escolas Técnicas Estaduais (ETEC) do Centro Paula Souza. O intuito é oferecer equipamentos, soluções e softwares atualizados para a capacitação nas áreas de energia, eletricidade básica, automação industrial, energia renovável, edificações, entre outras.
O presidente da Schneider Electric Brasil, Marcos Matias, explica que a Fundação criou o Programa de Acesso à Energia em 2009. “Um dos eixos dessa iniciativa da Fundação é o ‘Acesso a Treinamento’, para promover o desenvolvimento de profissionais para um mercado do trabalho cada vez mais digital e voltado para o combate das mudanças climáticas”, afirma Matias.
O executivo destaca também que essa é uma das três maiores parcerias em número de impactados da Fundação Schneider no mundo, com previsão de alcançar 160 mil estudantes em cinco anos. A Fundação Schneider fornecerá os recursos para a Educando adquirir e alocar 514 bancadas educacionais técnicas para as ETECs de acordo com os cursos técnicos disponíveis em cada uma das unidades de ensino.
A Educando irá promover o treinamento em STEM, por meio do STEM Brasil, para os professores das ETECs, para que os estudantes, tenham habilidade de usar conhecimentos em tecnologia, matemática, ciência e engenharia para a solução de problemas no mercado profissional. Aproximadamente 120 mil estudantes do Centro Paula Souza devem receber o treinamento.
“O treinamento na metodologia STEM, estimula os jovens a ingressarem em carreiras científicas e técnicas, que demandam domínio em soluções digitais e sustentáveis e são fortemente reconhecidas pelo mercado de trabalho”. explica Marisa Cesar, Diretora Executiva da Educando Brasil. “O STEM Brasil apoia e dá suporte para professores, ajudando a melhorar os resultados de aprendizagem dos estudantes nas áreas de Ciências e Matemática ao propor mudanças metodológicas nas aulas ministradas em favor de aprendizagem ativa, em sintonia com as demandas do futuro do trabalho, complementa”.
O Coordenador do Ensino Médio e Técnico, Almério Melquiades de Araujo, do Centro Paula Souza informa que as parcerias com empresas privadas e ONGs são importantes para manter os docentes e as propostas de ensino atualizadas. Assim, os alunos que se formam nos cursos técnicos das ETECs têm um alto nível de empregabilidade e conhecimento. “Os profissionais atuantes no mercado sabem quais são as habilidades e estratégias que as organizações demandam, por isso, esse projeto, junto à Schneider Electric e sua Fundação e à Educando, será relevante para nossas escolas”.
Para Milena Rosa, Gerente de Sustentabilidade e Responsabilidade Social da Schneider Electric e responsável pelo programa de Acesso a Treinamento, é uma alegria ver que a instituição que ela se formou como técnica em Edificações faz parte dessa parceria importante. “Fiz o curso na ETEC Guaracy Silveira há anos, e acredito que essa atualização das escolas com produtos de alta qualidade e tecnologia da Schneider Electric gera um alto impacto positivo nos alunos que passarem pelas escolas do Centro Paula Souza assim como eu”, conclui Milena.