Fonte: Comunicação do Centro Paula Souza

Cerca de 50 professores de 20 Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Paula Souza (CPS) participam nesta quinta e sexta-feira (6 e 7) de uma capacitação para aprender a utilizar kits didáticos da metodologia Stem (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) para o desenvolvimento de atividades relacionadas ao setor aeroespacial.

O treinamento é fruto de parceria do CPS com a Stem Brasil, instituição privada sem fins lucrativos responsável pela capacitação dos docentes; e a Boeing, multinacional norte-americana de desenvolvimento aeroespacial e de defesa que doou os kits para serem utilizados em experimentos e aulas práticas em escolas que oferecem cursos nos mais diversos eixos tecnológicos. O material didático inclui desde itens de papelaria até componentes eletrônicos e de robótica.

“Adeptos da cultura do aprender fazendo, os estudantes das nossas Etecs visam as aulas práticas como um diferencial para sua formação”, explica a diretora do Centro de Capacitação Técnica e Pedagógica da Unidade do Ensino Médio e Técnico (Cetec) do CPS, Lucília Guerra. “Por isso, a parceria é um incremento daquilo que já faz parte da filosofia de ensino do Centro Paula Souza.”

 

Abordagem multidisciplinar

A educação Stem é uma abordagem multidisciplinar que favorece o aprendizado das ciências exatas. A integração de conhecimentos que a metodologia promove permite que crianças e adolescentes desenvolvam habilidades e competências importantes, tanto para a vida pessoal quanto para a profissional.

“A Boeing nos trouxe um desafio: ‘queremos trabalhar matemática, química, física, biologia e robótica com uma temática aeroespacial’. Então, reunimos a equipe da Stem Brasil e desenvolvemos 12 atividades práticas voltadas ao setor para serem aplicadas com os estudantes”, revela o diretor executivo da Stem Brasil, Leonardo Michelon.

CPS e Stem Brasil já celebraram parcerias com outras três empresas, que também doaram kits didáticos: a Bloomberg, do setor de tecnologia e dados para o mercado financeiro; Lenovo, multinacional chinesa de tecnologia; e Schneider Electric, especializada em produtos e serviços para distribuição elétrica, controle e automação. Ao todo, mais de 15 mil alunos de cerca de 70 Etecs são impactados.

“É uma metodologia que coloca o aluno como protagonista de seu próprio aprendizado e permite aos professores a oportunidade de trabalhar de forma colaborativa, integrando as áreas do conhecimento”, avalia o coordenador de projetos da Cetec Capacitações, Alan Severo.

Confira a relação de unidades que receberam os kits didáticos da Boeing:

 

Município

Etec

Caçapava

Etec Machado de Assis

Capital

Etec Abdias do Nascimento

Etec Prof. Adhemar Batista Heméritas

Etec Cidade Tiradentes

Etec Guaracy Silveira

Etec de Heliópolis

Etec de Itaquera ll

Etec Jardim Ângela

Etec Parque Belém

Etec Parque da Juventude

Francisco Morato

Etec de Francisco Morato

Franco da Rocha

Etec Dr. Emilio Hernandez Aguilar

Jacareí

Etec Cônego José Bento

Mauá

Etec de Mauá

Osasco

Etec Dr. Celso Giglio

Pindamonhangaba

Etec João Gomes de Araújo

Ribeirão Pires

Profª Maria Cristina Medeiros

Santana de Parnaíba

Etec Bartolomeu Bueno da Silva – Anhanguera

São José dos Campos

Etec Profª Ilza Nascimento Pintus

Taubaté

Etec Dr. Geraldo José Rodrigues Alckmin