Programa seleciona 10 professores da rede pública para viagem aos EUA e curso gratuito em ciências espaciais

Por Comunicação

O IHS Towers, parceira do STEM Brasil, está promovendo um evento com o Limitless Space Institute (LSI), organização de educação e pesquisa sem fins lucrativos. Essa parceria terá início em janeiro de 2024 e foi projetada para ajudar a ampliar o acesso à educação espacial nos dois maiores mercados de atuação da IHS: Brasil e Nigéria. Para participar, é preciso ser professor da rede pública de ensino (municipal, estadual ou federal) nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM, sigla em inglês) e falar inglês com fluência. As inscrições foram abertas em 1º de novembro de 2023, no site do Limitless Space Institute, https://www.limitlessspace.org/global-educators/, e se encerrarão em 6 de dezembro de 2023. Por meio dessa colaboração, 20 professores do Brasil e da Nigéria serão convidados a participar do Programa Limitless Global Educator, com duração de 12 meses, e a acessar uma grade currícular de educação espacial cuidadosamente elaborada. Coordenado por especialistas do Limitless Space Institute, os educadores se beneficiarão de workshops virtuais mensais com insights de palestrantes convidados sobre ciência e exploração espacial, um convite para participar do LSI Summer Institute em Houston, Texas, durante uma semana, e visitas presenciais de representantes do Limitless Space Institute no Brasil e na Nigéria para workshops práticos. Os educadores selecionados serão inscritos no Programa Limitless Global Educator e terão acesso a conteúdos personalizados do Currículo de Educação Espacial, desenvolvidos pelos especialistas do Limitless Space Institute. Esse currículo abrange uma ampla variedade de tópicos, incluindo a importância da exploração espacial, a ciência que fundamenta o espaço, sua história, a economia gerada pelo espaço, bem como a sua exploração sustentável e ética. Por meio desse programa, os professores estarão mais bem equipados para inspirar seus alunos e as novas gerações sobre as maravilhas e complexidades do espaço.

STEM Brasil fortalece parceria com a IHS Towers para Transformar a Educação no Rio de Janeiro

Por Comunicação

STEM Brasil fortalece parceria com IHS Towers para Transformar a Educação no Rio de Janeiro O STEM BRASIL reforça seu compromisso com a educação no Rio de Janeiro por meio da parceria estratégica com a IHS Towers, beneficiando crianças e jovens estudantes na região. O objetivo é impactar mais de 2 mil estudantes de uma escola do Ensino Fundamental Anos Iniciais e três escolas do Ensino Fundamental Anos Finais. A colaboração entre o STEM Brasil e a IHS Towers tem possibilitado a entrega de uma educação de qualidade, ampliando os horizontes de estudantes das escolas participantes. No mês de maio, foi realizado o primeiro evento de formação contínua para professores e gestores, modelo de ensino da rede municipal carioca, o Ginásio Experimental Tecnológico (GET). O GET, um conceito inovador de escola, introduz uma abordagem pedagógica inédita, enfatizando a inovação e incentivando os alunos a participarem de atividades práticas que incorporam a metodologia STEAM, além do currículo tradicional. Por meio do STEM Brasil, os estudantes são expostos à metodologia “mão-na-massa”, promovendo aprendizado prático por meio de atividades experimentais e colaborativas. Esse enfoque estimula a criatividade e o espírito investigativo, proporcionando um ambiente propício para o desenvolvimento das habilidades essenciais para o século XXI. Além disso, os estudantes engajam-se em atividades centradas nas Habilidades do Século XXI, promovendo o desenvolvimento do pensamento crítico, incentivando a aprendizagem por meio de questionamentos e aprimorando as habilidades de comunicação.

Concurso vai premiar os melhores projetos educacionais do Brasil nas áreas de Ciências Naturais e Matemática

Por Comunicação

Concurso vai premiar os melhores projetos educacionais do Brasil nas áreas de Ciências Naturais e Matemática Escolas públicas e privadas de todo o país poderão se inscrever de forma gratuita até o dia 15 de outubro Promover e incentivar a realização de projetos que proponham soluções de problemas reais, usando o aprendizado adquirido dentro e fora da escola. Esse é um dos objetivos da Feira virtual STEM Brasil 2023, realizada pelo  STEM Brasil e em parceria com a Fundação Toyota do Brasil. Professores e estudantes de escolas do Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais e Ensino Médio de todo o país poderão submeter projetos, que devem estar relacionados a uma das áreas STEM (acrônimo em inglês de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Os interessados têm até 15 de outubro para se inscrever de forma gratuita no site da Feira. Os projetos serão separados em 6 categorias principais: Tecnologia, Inovação e Robótica; Saúde e Bem-Estar; Meio Ambiente, Reciclagem e Consumo Consciente; Ciência, Cultura e Arte; Atividades Práticas STEM Brasil e Demais Experimentos; e Projetos Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais. Todas as informações podem ser consultadas no edital. Votação aberta ao público Os projetos serão avaliados por um painel composto pela equipe técnica do STEM Brasil, cientistas e jurados convidados. Além disso, haverá a categoria de destaque “Votação do Público” para iniciativas selecionadas por voto popular até o dia 20 de novembro. As escolas vencedoras vão ser conhecidas no dia 30 do mesmo mês, em evento remoto . Sobre o Programa STEM Brasil A feira faz parte do Programa  STEM Brasil, entidade sem fins econômicos fundada em 2008. Recentemente, a equipe do Programa foi incorporada ao Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE) com o objetivo de fortalecer uma aliança estratégica já existente há quase uma década, multiplicando, assim, o alcance das organizações.